sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

PARANÁ / LEI DE INCENTIVO : Está aberta o cadastramento das entidades que indicarão a comissão que elaborará os editais do PROFICE. (Prazo: 15 de Fev. de 2013)

Recebemos da Sta. Marcella Souza de Carvalho, membro do Fórum de Dança de Curitiba e representante da dança no Conselho Estadual de Cultura do Paraná o seguinte informativo abaixo. Favor divulgar ele e promover a participação de todos os agentes culturais do Paraná. Muito obrigado.

Fórum de dança de Curitiba.

P.S.. Maiores informações sobre esse assunto poderá consultar diretamente o site da SEEC-PR nesse LINK.

 


Prezado(a) Conselheiro(a),

A Secretaria de Estado da Cultura - SEEC convida as Entidades Culturais interessadas em indicar representantes para a Comissão do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – CPROFICE a se cadastrarem para participar da eleição da referida Comissão.

O Cadastramento poderá ser feito até o dia 15 de fevereiro de 2013.

Estamos anexando os documentos referentes ao Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE, destacando a Resolução n.º 082/2012 que cita a documentação necessária para participar desse processo e o Formulário para  cadastramento.

  • Decreto PROFICE: DOWNLOAD
  • Formulário para cadastramento de entidades: DOWNLOAD
  • PROFICE - Lei nº 17.043: DOWNLOAD
  • Resolução 082 Convocação Entidades: DOWNLOAD

Maiores informações no site www.cultura.pr.gov.br  ou  na Coordenação de Incentivo à Cultura – CIC – (41) 3321-4723/3321-4706

Att.

Solange Chemin Rosenmann
Secretaria de Estado da Cultura
Coordenação de Incentivo à Cultura
email: solchemin@seec.pr.org.br

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

CURITIBA / ALVARÁ DE AUTÔNOMO como BAILARINO

Como tirar o alvará em Curitiba como autônomo.
Abaixo os passos a seguir.

1) Entrar no site da prefeitura e fazer a solicitação. Para isso precisa dos seguintes dados:


2)  Após aprovado a solicitação que demora até 3 dias úteis é preciso levar os documentos para a prefeitura, no caso do bailarino:
  • IDENTIDADE
  • CPF
  • REGISTRO SATED/PR

3) O lugar para levar os documentos, pelo que entendi é o SMU - Secretaria Municipal do Urbanismo / DEPARTAMENTO DE CONTROLE DE USO DO SOLO. Maiores informações pode obter com Telefone: (41)3350-8429 ou Email: cpl@smu.curitiba.pr.gov.br. Também pode entrar no site da prefeitura: http://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/cidadao/consulta-previa-de-localizacao-cpl-consulta-comercial-solicitacao/614

Att.

Yiuki

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

PARANÁ / EDUCAÇÃO: Proposta curricular da SEED-PR restringe conteúdos de disciplinas das ciências humanas.

Nota de apoio às diretrizes curriculares nacionais e de resistência à proposta da secretaria de educação do paraná de mudança da grade curricular e consequente redução de carga horária de disciplinas humanísticas e outras disciplinas

“Recebemos com pesar a proposta de mudança na matriz curricular da SEED-PR que restringe espaços e conteúdos de disciplinas das ciências humanas. Isto é preocupante, pois  quanto mais técnica torna-se a política educacional, mais regride a competência democrática de nossas escolas.  Os gestores da Secretaria da Educação do Paraná ao não permitirem um debate maior acerca desta proposição e ao desconsiderarem uma discussão  maior que envolva toda a comunidade escolar e até mesmo uma Conferência Estadual,  estão colocando-se na contramão das diretrizes nacionais da educação brasileira"

Notadamente, o que vemos hoje é que as ciências humanas são sempre o primo pobre da educação, ou seja, sempre as últimas a merecerem investimentos.  Pior ainda é ver todo um processo de participação e conquistas  ter um retrocesso tão rápido e com poucas chances de manutenção, como estamos vendo.

O presente documento vem a público defender a importância de uma reflexão formal e de uma discussão mais alargada envolvendo protagonistas de comunidade escolar culminando com uma grande e bem fundamentada Conferência Estadual acerca da proposição de uma nova matriz curricular que visivelmente chocam-se com as diretrizes curriculares nacionais e que se posiciona na contramão do pressuposto de autonomia da Escola Pública Brasileira, reduzindo ou inserindo as disciplinas humanísticas em um patamar coadjuvante.

Assim, nós Professores Universitários dos cursos de licenciatura das Ciências Humanas, vinculados ao SEHLA/G – Setor de Humanas, Letras e Artes da UNICENTRO, queremos firmar um posicionamento de defesa e manutenção das disciplinas humanísticas, bem como nos solidarizamos com os Professores da Rede Pública do Estado do Paraná que se sentem tolhidos de uma discussão maior no sentido de ouvir todos os interessados no debate público e que entendem ser imprescindível a organização de uma Conferência Estadual no início do próximo ano e de uma ampla audiência pública para se deliberar sobre qualquer mudança neste sentido.

O argumento da Secretaria de Educação do Estado do Paraná em modernizar a educação pública do Estado condicionando-a à política de desempenho do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e ao Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), fere em número, gênero e grau a autonomia participativa da escola democrática e contrapõe-se às diretrizes Curriculares Nacionais que consideram de grande relevância a autonomia da Escola Pública bem como a importância e imprescindibilidade das disciplinas humanísticas. Assim, se mantida a proposta da SEED-PR, disciplinas como Filosofia, Sociologia, Artes e Educação física, dentre outras, terão seus espaços reduzidos e ou minimizados numa clara demonstração de descaso e de descompromisso com as ciências humanas.

Por outro lado, para poder acomodar uma grade mais robusta, o ensino médio teve sua carga horária semanal aumentada de 25 para 27 horas semanais, sem uma ampla discussão e ponderações sobre esta mudança estrutural que atinge toda comunidade escolar.

Entendemos ainda que o currículo tem que ser pensado de forma que seja levado em consideração o conjunto de conhecimentos essenciais na formação da consciência, de cultura e de emancipação dos sujeitos históricos de forma coerente e sensata.

Guarapuava, 26 de novembro de 2012.

SIGNATÁRIOS:

  • Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes - SEHLA/G/UNICENTRO
  • Departamento de Filosofia/UNICENTRO
  • Departamento de Arte Educação/UNICENTRO
  • Departamento de História/UNICENTRO
  • Departamento de Pedagogia/UNICENTRO
  • Departamento de Comunicação Social/UNICENTRO
  • Departamento de Letras/UNICENTRO
  • PET/FILOSOFIA/UNICENTRO
  • APP/SINDICATO
  • DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES – UNICENTRO.

sábado, 1 de dezembro de 2012

CURITIBA / Fórum Aberto de Dança 3/12/2012. Conversa com os delegados paranaenses que irão à Brasilia (Colegiados Setorias)

Olá a todas (os),

Mesmo em cima da hora, conseguimos agendar um horario com disponibilidade dos 4 delegados paranaenses que irão à Brasília nos dias 13, 14 e 15 de dezembro agora, discutir e eleger a nova confirguração do Colegiado Setorial de Dança.


Convidamos voces a conversar e debater sobre questões da dança e que nos são mais pertinentes ao final de 2012.


Data: segunda-feira, dia 3/12
Horario: 20h
Local: Rua Pasteur, 624 (entr avs. iguaçu e silva jardim)


delegados (as) paranaenses: Loa Campos, Lucilene Almeida, Marila Velloso e Pedro Almeida

Saludos,


Marila Velloso, organizadora Fórum Aberto de Dança

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

RESULTADO DA ELEIÇÃO DO SATED-PR / 2012-2016

O Presidente do SATED/PR vem pelo presente informar que no dia 12 de novembro de 2012, às 17h 30 min, realizou-se a ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, na sede do Sindicato, na Rua Treze de Maio, n.º 644, tendo como ORDEM DO DIA: Eleições deste SATED/PR para Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Delegados Representantes junto a Federação para os anos de 2012 a dezembro/2016.

Como houve apenas a inscrição de uma chapa, denominada DIGNIDADE PROFISSIONAL, a mesma foi aclamada nesta Assembléia, conforme AVISO DE ELEIÇÕES SINDICAIS, publicado em 05/09/2012; EDITAL DE CONVOCAÇÃO, publicado em 06 a 09/09/2012 e CONVOCATÓRIA PARA AS ELEIÇÕES publicada em 08/11/2012, no Jornal METRÓPOLE.

A composição da Diretoria do SATED/PR, para o quadriênio 2012 a 2016, é integrada pelos seguintes membros:

  • PRESIDENTE: - CHRISTO DIKOFF
  • VICE-PRESIDENTE: - ELIANE IANKILEVICH BERGER
  • 1º SECRETÁRIO: - MAGNO AUGUSTO MIKOSZ
  • 2º SECRETÁRIO: JANE FRANCO D’ AVILA
  • 1º TESOUREIRO: - SHIRLEY TEREZINHA DA CONCEIÇÃO
  • 2º TESOUREIRO: - ANNUNCIADA LUCIA DE LIMA OSWALD

CONSELHO FISCAL – EFETIVOS

  • IVANISE MEDEIROS DE ALBUQUERQUE GARCIA
  • JESUÍNA APARECIDA COSTA
  • LUIZ AFONSO BURIGO

CONSELHO FISCAL - SUPLENTES

  • ANNE SHIRLEY AMÉLIA BRASIL DE ARAÚJO
  • JOSÉ WANDERLEY LOPES
  • ROSEMARI MAGDALENA BRACK

DELEGADOS REPRESENTANTES JUNTO À FTDCA/PR - EFETIVOS

  • JANE FRANCO D’ AVILA
  • VANDERLEI SERAFIN ANTUNES
DELEGADOS REPRESENTANTES JUNTO À FTDCA/PR - SUPLENTES
  • CHRISTO DIKOFF
  • MAGNO AUGUSTO MIKOSZ

O Presidente do SATED/PR agradece o apoio de seus associados.

Atenciosamente

CHRISTO DIKOFF

Presidente SATED/PR

BRASIL / POLITICA CULTURAL: Promulgada a emenda que cria o Sistema Nacional de Cultura

Em sessão solene do Congresso Nacional presidida pelo senador José Sarney, nesta quinta-feira (29), as Mesas das duas Casas legislativas promulgaram a E

menda Constitucional 71/2012, que introduz artigo na Constituição Federal para dispor sobre o Sistema Nacional de Cultura (SNC). O texto diz que o sistema será organizado em regime de cola
boração, de forma descentralizada e participativa entre a União, Estados, Distrito Federal, Municípios e sociedade.
Leia a matéria completa no site do Senado Federalhttp://migre.me/c8oUu
Íntegra da proposta que originou a Emenda
http://migre.me/c8pD4
Veja o blogue do SNC no site do MinC
http://migre.me/c8pIM


Julio Cezar Soares

CURITIBA / FESTIVAL DE CULTURA NUESTRA AMÉRICA: Debate Ações pela Integração Cultural do Mercosul no Memorial de Curitiba

E no domingo, dia 02 tem o debate Ações pela Integração Cultural do Mercosul, que contará com a presença da Marila Veloos, do Paulino Viapiana, do Érico Massoli, entre outros (infos abaixo).

Será no Memorial a partir das 10h.

Se puderem comparecer e repassar o convite, agradeço.

Abraços,

Michele Torinelli, integrante do soylocoporti.

Web

Neste domingo, o Memorial de Curitiba contará com nomes experientes em debate sobre integração cultural nos países do Mercosul

A diversidade cultural e o potencial de circulação de bens simbólicos têm ganhado cada vez mais destaque no âmbito do Mercosul. Os países que integram o bloco têm avançado na busca de novos pontos de convergência que viabilizem a integração cultural regional, como os esforços para a criação do Fundo Cultural do Mercosul e as discussões sobre a livre circulação de produtos culturais entre esses países, de modo a fomentar a integração da região também pelo viés cultural.

Acreditamos que o Paraná, por ser um estado localizado estrategicamente na Tríplice Fronteira, tem papel relevante nesse cenário. Em confluência com a proposta de integração cultural do continente trazida pelo Festival de Cultura Nuestra América, faz-se fundamental estreitar os laços, prioritariamente, com os países vizinhos, ampliando o escopo de atuação do Mercosul.

Portanto, convidamos todo(a)s a participarem do debate: Ações para Integração Cultural do Mercosul, que será realizado como abertura do Lançamento do Festival de Cultura Nuestra América!

O cortejo La Badunza percorrerá o Largo da Ordem a partir das 09h30 e nos conduzirá ao Memorial de Curitiba,para o evento. Junto ao debate, ocorrerão intervenções artísticas ao vivo entre Ariel Muñoz (Buenos Aires) e Thiago Galileo (Curitiba) – que terá espaço também para suas pinturas. Quem for ao Memorial ao longo do dia também poderá conferir a mostra visual de fotografia de Giovani Santoro.

Serviço:

Memorial de Curitiba – 02 de dezembro – 10h00m

Mediador:

Érico Massoli (Coletivo Soylocoporti)

Participantes:

  • Ulisses Galeto (Produtor Cultural)
  • Paulino Viapiana (Secretário de Cultura do Estado)
  • Marco Cordiolli (Agência Nacional de Cinema)
  • Marila Velloso (Rede Sulamericana de Dança)
  • Dimas Floriani (professor da Universidade Federal do Paraná e coordenador acadêmico da Casa Latinoamericana)

INICIATIVA:

 
assinatura-mi
"Menor que meu sonho não posso ser"
Lindolf Bell

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Reunião do Conselho Estadual de Cultura do Paraná – CONSEC. Nesta sexta e sábado (30/11 e 01/12/2012)

Reunião dos membros do Conselho Estadual de Cultura (CONSEC)

DATAS:
• dia 30/11 das 9h às 17:30
• dia 01/12 das 9h às 17:30

LOCAL: Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999. Curitiba).

Nesta sexta e sábado, haverá a reunião do Conselho Estadual de Cultura (CONSEC) no Museu Oscar Niemeyer em Curititba. Na pauta está a discussão de projetos a serem realizados entre a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e as cidades paranaenses, além do debate sobre o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) 2013. Também será discutida a criação dos Sistemas Municipais de Cultura e a criação do escritório Criativa Birô no Paraná. A reunião é aberta para qualquer cidadão brasileiro.

CONSEC
A criação do Conselho é a segunda etapa de um trabalho iniciado com a implantação do PROFICE lei nº 17.043/11 (em fase de regulamentação) e que será completado com a elaboração do Plano Estadual da Cultura. Essas estruturas são fundamentais para que o Paraná tenha as condições mínimas necessárias para integrar o Sistema Nacional de Cultura. A escolha dos conselheiros ocorreu em 2012, por meio de eleições realizadas em todo o Estado.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

CURITIBA / Gazeta / Política pública de cultura: o debate continua

Amigos, acho super importante a participação de todos neste debate da Gazeta sobre políticas culturais em Curitiba. Já viram? Seguem as perguntas e emails. Acho que quanto mais pessoas responderem melhor.Abraços. Manoel José de Souza Neto

Política pública de cultura: o debate continua

Continuo aqui com o debate sobre a política pública de cultura(principalmente de Curitiba, mas não só), que levantei com o artigo dasemana passada. Algumas pessoas ligadas à área estão dando suasopiniões sobre perguntas básicas que fiz. São quatro as questões queeu propus:

  1. Curitiba tem política cultural? Qual é? O que falta?
  2. A Lei de Incentivo substituiu a política pública de cultura?
  3. A falta de dinheiro também suprime a criatividade (esta questão serefere mais à gestão da cultura do que ao fazer artístico)? Comosuperar?
  4. Qual é a ação mais urgente que se precisa fazer na FundaçãoCultural de Curitiba (FCC)?

Até aqui já opinaram Fabiano Ferronato (engenheiro, pesquisador emúsico), Mara Fontoura (musicista, sócia proprietária da Gramafone ecoordenadora secretária do Fórum Musipar), Getúlio Guerra (produtorcultural, responsável pelo programa de rádio e o Festival Pras Bandas,que se transformou em uma Ong), Thiago Moreira (produtor e gestorcultural), André Alves Wlodarczyk (advogado especializado em direitosautorais e leis de incentivo) e Mauro Tietz, que é o responsáveltécnico pelo Programa Curitiba Lê, mas que aqui responde como cidadãoe não como representante da FCC, conforme pediu que deixasse claro.

Todas as opiniões estão publicadas na íntegra no Blog Sobretudo(www.gazetadopovo.com.br/blog/sobretudo).

E, é claro, lembro que aparticipação é livre e o espaço está aberto a quem quiser opinar (é sómandar no e-mail: luizs@gazetadopovo.com.br).

Observação: Texto acima recebido via e-mail pelo Manoel José de Souza Neto.

domingo, 14 de outubro de 2012

Curitiba | Fórum Aberto de Dança: 15 e 29 de Outubro de 2012

ciclo de palestras e estudo de políticas públicas em dança

Data: 15/10/2012

  • Temas Palestra e debate: A regulamentação da Dança em questão: Lei do Artista 6533/78 e a regulamentação da profissão da Dança. Queremos uma Lei específica para a Dança?
  • Horário: das 14h às 18h
  • Local: emovimento produções
  • Rua Pasteur, 624 – entre Av. Iguaçú e Av. Silva jardim
  • Ministrante: Marila Velloso

Data: 29/10/2012

  • Tema Palestra e debate: Temas para o desenvolvimento de pesquisas e ações no âmbito das políticas culturais da dança
  • Horário: das 14h às 18h
  • Local: emovimento produções
  • Rua Pasteur,624 – entre Av. Iguaçú e Av. Silva jardim
  • Ministrante: Marila Velloso

Informações: 41. 9953 8181

saludos,

Marila Velloso

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Plataforma do Direito à Comunicação da Frentex Paraná – Frente Paranaense pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão (Eleições 2012 / Chamada para contribuições)

Plataforma do Direito à Comunicação - Eleições 2012

Chamada para contribuições

Tendo em vista o processo eleitoral de âmbito municipal que ocorre esse ano, convidamos todas e todos a contribuírem na construção da Plataforma do Direito à Comunicação da Frentex Paraná – Frente Paranaense pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão. Trata-se de uma maneira de pautar os candidatos ao poder público para que, caso eleitos, defendam as propostas elaboradas pela sociedade civil organizada em prol da democratização da comunicação.

Solicitamos que enviem sugestões de alterações e/ou aportes para o email frentexpr@gmail.com até a próxima terça (dia 11), quando será definida a versão final da plataforma a partir das contribuições. Sua opinião é importante, assim como sua presença no momento de definição dessa plataforma – dia 11 de setembro às 19h no Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Rua José Loureiro 211). Mude a mídia. Mude o mundo.

Plataforma do Direito à Comunicação - Eleições 2012

O debate sobre a implantação de políticas de comunicação no Brasil tem se focado no âmbito federal, já que a maior parte das leis que regem o setor são de competência da União. No entanto, há ações de âmbito municipal essenciais para se garantir o direito à comunicação e ampliar as possibilidades de construção de um sistema midiático plural, que dê vazão à diversidade local da sociedade brasileira.

Assim, considerando a importância do fortalecimento de uma mídia democrática, do acesso da população à informação – a partir das diversas versões e interpretações dos fatos – e à produção de comunicação e cultura, da garantia da liberdade de expressão para todos e todas e da participação popular na construção de políticas públicas para o setor, nós, candidatos à Prefeitura e à Câmara de Vereadores de Curitiba, nos comprometemos a defender, em âmbito municipal, os seguintes pontos:

1. Constituição de um Conselho Municipal de Comunicação, para formulação, implementação, fiscalização e monitoramento das políticas municipais de comunicação.

2. Respeito à Lei de Acesso à Informação, com a criação de um portal que possibilite o acesso aos dados gerados/organizados pela Prefeitura, de forma inteligível, e implantação de espaços físicos e permanentes de interlocução do poder público com o cidadão, como as ouvidorias.

3. Ampliação dos mecanismos de governo eletrônico, para consultas, solicitações, dúvidas, diálogo sobre demandas e utilização de ferramentas de participação popular.

4. Fortalecimento e criação de meios de comunicação ligados ao poder público municipal que cumpram seus objetivos públicos de promoção e desenvolvimento humano e social e não sejam apropriados por interesses particulares dos governantes.

5. Promoção da inclusão digital e da apropriação crítica das tecnologias pelos cidadãos/ãs, com a ampliação e garantia de sustentabilidade dos telecentros na cidade. Estes devem ser espaços livres, sem limite de tipo de acesso, e formativos, com oferta de atividades como cursos e oficinas.

6. Ampliação da oferta de banda larga gratuita no município, por meio do acesso sem fio em grande escala, em diálogo com programas estaduais e federais para a área, como o PNBL (Plano Nacional de Banda Larga), e de editais que premiem com conexão de internet de qualidade espaços que promovam a comunicação livre e a cultura.

7. Definição de mecanismos democráticos e transparentes de distribuição de publicidade oficial e incentivo à pluralidade e diversidade da mídia local através de recursos públicos voltados para pequenos e médios veículos.

8. Criação de fundos municipais para apoio: a) à estruturação e funcionamento da comunicação popular e comunitária; b) ao desenvolvimento de softwares livres e projetos de midialivrismo, através do diálogo com comunidades de desenvolvedores.

9. Concessão, pelo Ministério das Comunicações e a Anatel, de mais canais para rádios comunitárias na cidade.

10. Desenvolvimento do Plano Diretor de Radiodifusão Comunitária, nos termos do artigo 266 da Lei 13.885 de 25/08/04 (Plano Diretor da Cidade de São Paulo).

11. Integração de telecentros, rádios comunitárias, escolas, Pontos de Cultura e outros equipamentos culturais através da criação de Centrais Públicas de Comunicação, que funcionem como espaços de produção/distribuição de comunicação cidadã.

12. Fortalecimento da educomunicação como política pública, com a adoção da disciplina "Educação crítica para a mídia" nas escolas municipais.

13. Apoio a iniciativas que conscientizem os cidadãos e usuários dos serviços de comunicação acerca de seus direitos.

14. Regulamentação da comunicação mercadológica dirigida às crianças e fomento de conteúdos midiáticos educativos e especializados para este público.

15. Adoção de softwares livres na administração municipal e licenças livres nos documentos e publicações do município, estabelecendo ferramentas e práticas que facilitem o compartilhamento do conhecimento.

Comprometemo-nos ainda a estar em permanente diálogo com as organizações da sociedade civil, movimentos sociais, sindicatos, comunicadores(as) populares e ativistas da mídia comunitária, livre e alternativa de Curitiba para o desenvolvimento de ações conjuntas em prol destes compromissos.

Curitiba, 11 de setembro de 2012.

___________________________________________________
Nome do candidato – cargo a que concorre – partido *

FRENTEX PR – FRENTE PARANAENSE PELO DIREITO À COMUNICAÇÃO E LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Assembléia Popular - PR, Associação Cultural de Negritude e Ação Popular, Cáritas - PR, Casa Brasil, Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo - Cefuria, Ciranda - Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência, Central Única dos Trabalhadores - PR, Centro Che, Centro Paranaense de Cidadania, Coletivo Soylocoporti, Coordenação dos Movimentos Sociais - PR, Conselho Regional de Psicologia - PR, Diretório Central dos Estudantes – UFPR, Federação das Mantenedoras de Rádios Comunitárias - PR, Fórum Paranaense de Economia Solidária, Fórum Permanente de Educação e Direitos e Humanos, Instituto de Defesa dos Direitos Humanos - IDDEHA, Instituto Reage Brasil, Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social, Marcha Mundial das Muheres - PR, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - PR, Programa Software Livre – PR, Sindicato dos Jornalistas – PR, Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário - PR, Sindicato dos Trabalhadores da Educação - PR, Sindicato dos Trabalhadores nos Correios - PR, Terra de Direitos, União Paranaense dos Estudantes - UPE.

* As adesões à Plataforma devem ser formalizadas através da assinatura do candidato e posterior envio do documento escaneado para o email: frentexpr@gmail.com.

--
Michele Torinelli
Revista Festival de Cultura
http://issuu.com/soylocoporti/docs/revistafestivalcompleta
Soylocoporti
http://soylocoporti.org.br/
Ciranda Internacional de Comunicação Compartilhada
http://ciranda.net
Das minhas coisas:
http://miradas.soylocoporti.org.br/
http://www.flickr.com/photos/micheletorinelli/
"Menor que meu sonho não posso ser"
Lindolf Bell

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Eleição para vagas remanescentes do Conselho Estadual da Cultura do Paraná

O Paraná deu um passo importante com a implantação da Lei 17063/12 que cria o CONSEC – Conselho Estadual da Cultura, órgão colegiado integrante da estrutura organizacional básica da Secretaria de Estado da Cultura – SEEC, que tem por finalidade a participação da sociedade na formulação das políticas públicas de cultura do Paraná.

Nos meses de maio e junho de 2012 foram realizadas eleições macrorregionais e setoriais para a escolha dos membros da sociedade civil que integram o CONSEC. Porém, a macrorregião Centro-Sul e a área do Audiovisual não obtiveram representantes devido à falta de candidatos. Além disso, as cadeiras reservadas para representantes da Ópera, Patrimônio Cultural Material e Imaterial e Teatro foram preenchidas apenas com os membros titulares, faltando a eleição dos suplentes.

Para que o quadro de conselheiros esteja completo, a SEEC irá realizar uma nova eleição para o preenchimento das vagas remanescentes. Os interessados em se candidatar a uma das vagas devem preencher os formulários abaixo, de acordo com a cadeira pretendente. Os eleitores dos candidatos setoriais também devem realizar a inscrição.


CRONOGRAMA
Conferência da Macrorregião Centro-Sul:
Será realizada em Irati no dia 19/10/2012
Local: Clube do Comércio
Endereço: Rua XV de Julho, 310 - Centro
Horário: 14h30 às 17h30


Conferência Setorial para escolha dos representantes titulares ou suplentes das áreas artístico-culturais remanescentes:


Será realizada em Curitiba no dia 20/10/2012
Local: Secretaria de Estado da Cultura - SEEC
Endereço: Rua Ébano Pereira, 240 – Centro
Horário: 14h30 às 17h30


SERVIÇO:
Os formulários de inscrição encontram-se no site: www.cultura.pr.gov.br - no banner ao lado direito "Conselho Estadual da Cultura"
Formulário de Inscrição para Candidato a Conselheiro da Macrorregião Centro-Sul
Formulário de Inscrição para Candidato a Conselheiro Titular ou Suplente das Áreas Artístico-Culturais
Formulário de Inscrição para Eleitor das Áreas Artístico-Culturais
Mais informações: (41) 3321-4782  ou através do e-mail: cic@seec.pr.gov.br

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

As Pesquisas Culturais no Paraná. Olhares sobre o Museu do Som Independente e Observatório da Cultura (Seminário III): 31/08/2012

Manuel J S Neto

As Pesquisas Culturais no Paraná. Olhares sobre o Museu do Som Independente e Observatório da Cultura (Seminário III)
A disciplina de Políticas Culturais em Dança do Curso de Dança da Faculdade de Artes do Paraná recebe nesse dia 31/8 o especialista e convidado, Manoel J de Souza Neto (pesquisador, escritor e conselheiro nacional de cultura, editor do Observatório da Cultura), para aproximar a ac

ademia da prática e realidade, através de um panorama das pesquisas que vem sendo realizadas sobre estudos culturais e políticas culturais no Paraná e Brasil. Apresentando ainda as possibilidades de ampliação de produção de conhecimento através de grupos de estudos, seminários e do Observatório da Cultura.
Dia 31/8
6a feira
Entre 11h20 e 13h
Na sala 3 do teatro laboratório da FAP – Faculdade de Artes do Paraná
Rua dos Funcionários, 1756/ Bairro Cabral, Curitiba, Paraná
A aula será aberta ao público e com entrada franca, compareça você também...
Mais informações:
http://www.facebook.com/manoel.j.de.souza.neto
www.observatoriodacultura.com.br

— com Olho Wodzynski, Jackson Sarda, Inti Queiroz e outros 39 em Curitiba.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Eleição para o Conselho Municipal de Cultura de Curitiba: Inscrição prorrogado para o dia 31/08/2012

Os interessados favor consultar o seguinte blog para saber como funciona o conselho Municipal de Cultura: http://conselhomunicipaldeculturadecuritiba.blogspot.com.br/

A Fundação Cultural de Curitiba publicou os editais com os procedimentos destinados à eleição de membros da sociedade civil e da comunidade artística para a formação do Conselho Municipal da Cultura de Curitiba. As inscrições de candidatos interessados em participar do processo estarão abertas até 31 de agosto de 2012. Os eleitores também precisam se cadastrar para que possam participar da eleição marcada para o dia 18 de Setembro de 2012.

O Conselho Municipal da Cultura, órgão que institucionaliza a relação entre a administração municipal e os setores da sociedade ligados à cultura, participando da elaboração e da fiscalização das políticas culturais, é constituído por 25 membros titulares e 25 membros suplentes. Nove vagas titulares e nove suplentes são reservadas para os representantes da sociedade civil organizada. Aos representantes da comunidade artística e cultural são destinadas sete vagas titulares e sete suplentes. Os demais membros são representantes do Poder Executivo Municipal e da Câmara Municipal de Curitiba. O mandato é de dois anos.

Na eleição de membros da sociedade civil, podem se candidatar cidadãos que comprovem ligação com uma atividade cultural, como participantes, organizadores ou incentivadores da cultura. A inscrição desses candidatos deve ser feita nos núcleos da Fundação Cultural de Curitiba, junto às nove regionais do município. Aqueles que quiserem participar apenas na condição de eleitores devem fazer o seu cadastramento, no dia da eleição, na regional onde reside. O cadastramento, tanto dos candidatos como dos eleitores, só pode ser realizado nas regionais onde se localizam suas respectivas residências ou domicílios.

O cadastramentos das entidades eleitoras (pessoas jurídicas) e candidatos (pessoa física), representantes da comunidade artística e cultural, deve ser feito no protocolo da Fundação Cultural de Curitiba – Rua Engenheiros Rebouças, 1.732 – Rebouças.

Os candidatos, mesmo os que representam a sua comunidade, devem comprovar a atuação em atividades culturais, em pelo menos uma das seguintes áreas: música, artes cênicas, audiovisual, literatura, artes visuais, patrimônio histórico, artístico e cultural; folclore, artesanato, cultura popular e demais manifestações culturais tradicionais. As organizações culturais precisam comprovar que desenvolvem atividades culturais há pelo menos um ano.

Todos os procedimentos para escolha e indicação dos membros pela comunidade artística organizada e sociedade civil estão previstos nos editais 095/12 e 096/12 respectivamente, da Fundação Cultural, disponível para consulta no site www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br, no link Editais e Portarias.

SE PREFERIR, abaixo segue o link direto para baixar os editais:

Comunidade Artística e Cultural Organizada

Estabelece providências e procedimentos destinados à eleição de membros pela Comunidade Artística e Cultural Organizada, para a constituição do Conselho Municipal da Cultura de Curitiba.

 

Conselho Municipal da Cultura de Curitiba Sociedade Civil

Estabelece providências e procedimentos destinados à eleição de membros, pela Sociedade Civil, para a constituição do Conselho Municipal da Cultura de Curitiba.

Textos acima retirado do e-mail do Cido Marques, Chefe de Núcleo Fundação Cultural de Curitiba Regional Portão / Fazendinha, com algumas adaptação feita pelo Fórum de Dança de Curitiba para facilitar a divulgação. Yiuki Doi

domingo, 5 de agosto de 2012

Greve dos docentes da UFPR n° 61 - 02 de agosto de 2012

clip_image001

Boletim Eletrônico da Greve dos docentes da UFPR n° 61 - 02 de agosto de 2012

 

REUNIÃO

Governo rompe negociação e tenta golpe contra os professores

O governo tenta dar um golpe contra os professores federais assinando um falso acordo com uma entidade sem legitimidade para representar o movimento docente.

O PROIFES celebrou esse inválido acordo com o governo, fundado em pesquisa por internet que teria indicado a posição favorável de 3.000 docentes – desprezando a posição contrária de 164.650 docentes representados pelo ANDES-SN e SINASEFE, manifestada em assembleias realizadas em todo o país, que rejeitaram massivamente a proposta do governo.

Agora, fundado nessa farsa jurídica, o governo ameaça reprimir o movimento docente com argumentos terroristas do tipo "cortar o ponto" dos professores, processar reitores por improbidade administrativa, etc. A memória é curta: em 2001 o ministro Paulo Renato determinou o corte de ponto de professores e teve sua prisão decretada por infringir lei federal.

Os professores federais representados pelo ANDES-SN e SINASEFE não reconhecem esse ato espúrio, mas continuam abertos ao prosseguimento de uma negociação séria para encerrar a greve, o que somente será possível se contempladas as bandeiras do plano de carreira e condições de trabalho dignas.

Comando Local de Greve dos docentes da UFPR

Curitiba, 02 de agosto de 2012


Boletim Eletrônico APUFPR-SSind
Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná
http://www.apufpr.org.br

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Eleição para o Conselho Municipal de Cultura de Curitiba: Inscrição prorrogado para o dia 31 de Agosto 2012

Pessoal, abriu o edital para se candidatar para o Conselho Municipal de Cultura de Curitiba. Os interessados favor consultar o seguinte blog para saber como funciona esse mecanismo: http://conselhomunicipaldeculturadecuritiba.blogspot.com.br/

Abaixo segue para baixar o edital:

 

Comunidade Artística e Cultural Organizada

Estabelece providências e procedimentos destinados à eleição de membros pela Comunidade Artística e Cultural Organizada, para a constituição do Conselho Municipal da Cultura de Curitiba.

Sociedade Civil

Estabelece providências e procedimentos destinados à eleição de membros, pela Sociedade Civil, para a constituição do Conselho Municipal da Cultura de Curitiba.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Brasil / Dança / MinC: Urgente, prazo para cadastramento para o Fórum Nacional Setorial de Dança acaba dia 08 de Agosto de 2012.

Agente cultural da dança de TODO o Brasil. O prazo de cadastramento para participar do Fóruns Nacionais Setoriais está quase acabando. É importante que todos os agentes culturais da dança participem para discutir as diretrizes para as Políticas Públicas do Setor visando à revisão e definição das metas decenais do Plano Setorial de Dança para o MinC. Além disso, com esse cadastramento poderá eleger ou se candidatar para o Colegiado Setorial de Dança. Para saber como participar do Fórum Nacional de Dança, favor clicar aqui. Haverá plataforma de debates, ou seja, qualquer pessoa via internet também poderá participar, mas para isto precisa se cadastrar até o dia 8 de agosto.

Abaixo considerações sobre documentos e inscrição para facilitar:

Para conseguir fazer seu cadastro como eleitora ou eleitor, o importante é ter os documentos já em pdf, para não ter de recomeçar tudo.
O resto é simples. Os documentos são:

  1. RG
  2. CPF
  3. comprovante de residência
  4. currículo ou DRT ou diploma (para comprovar três anos de atuação no setor).
  5. Para os candidatos, além desses documentos, devem ter um documento com três propostas para o setor e carta de apoio de 10 eleitores ou de uma instituição. Para os eleitores não precisa.

OBS: Criar arquivo pdf para CADA item acima separadamente. O tamanho máximo do arquivo deve ser de 1 MB.

Para a dança o endereço para cadastro é o seguinte:http://www.cultura.gov.br/setoriais/danca/

Att.

Fórum de Dança de Curitiba

CNPC_Cartaz

Como participar do Fóruns Nacionais Setoriais?

Texto abaixo retirado do site do MinC

Os cidadãos que atuam em áreas técnico-artísticas ou de patrimônio cultural podem participar debatendo as temáticas do seu segmento e elegendo delegados estaduais, que por sua vez formarão o colégio eleitoral nacional para a escolha dos membros do Colegiados Setoriais do Conselho Nacional de Política Cultural – CNPC.

Está disponível nesta plataforma a página com formulário para cadastro;  o eleitor deverá informar se também tem interesse em registrar sua candidatura a Delegado Estadual Setorial da área que atua. As Comissões Eleitorais Setoriais avaliarão e validarão o cadastro do eleitor e o registro de candidatura que preencherem os requisitos definidos. Confira aqui os requisitos para participação.

Após a fase de cadastramento, será disponibilizado nesta plataforma espaço para debates e a divulgação de propostas dos candidatos a Delegados Estaduais Setoriais.   Encerrados os debates e eleitos os Delegados Estaduais Setoriais, estes se reunirão no Fórum Nacional Setorial para eleição dos candidatos aos Colegiados Setoriais do CNPC.

As reuniões dos Fóruns Nacionais Setoriais serão presenciais e poderão contar com 81 Delegados Estaduais Setoriais,  distribuídos entre as unidades da federação proporcionalmente ao número de eleitores validamente cadastrados em cada Fórum Estadual Setorial.

No âmbito dos Fóruns Nacionais Setoriais, não haverá registro prévio de candidaturas, sendo elegíveis todos os Delegados Estaduais participantes, a manifestação em concorrer a uma vaga do Colegiado Setorial correspondente ocorrerá no primeiro dia de reunião do Fórum Nacional Setorial.

Os membros dos Colegiados Setoriais serão eleitos no último dia da reunião dos Fóruns Nacionais Setoriais.

O que é colegiado Setorial de Dança?

Texto abaixo retirado do site do MinC

O Colegiado Setorial de Dança é órgão integrante da estrutura do Conselho Nacional de Política Cultural – CNPC, nos termos do art. 6º e do art. 9º do Decreto nº 5.520, de 24 de agosto de 2005, alterado pelo Decreto nº 6.973, de 07 de outubro de 2009.

Inicialmente articulado como Câmara Setorial de Dança, esforço conjunto entre poder público e sociedade civil, essa instância desempenhou papel importante na articulação das estruturas participativas de Dança.

A Câmara Setorial de Dança se reuniu sete vezes ao longo do ano de 2005. Nesse período, foram aprofundadas as discussões sobre a cadeia produtiva do setor e apontaram-se os primeiros caminhos para a elaboração de diretrizes e ações para o seu pleno desenvolvimento. Os temas discutidos passaram por formação, difusão, consumo, gestão, articulação e diversidade regional, leis trabalhistas e tributárias, metodologia de elaboração do Plano Nacional de Cultura, mudanças na Lei Federal de Incentivo à Cultura. O resultado desse trabalho intenso foi a sistematização de diretrizes e linhas de ação que constituíram posteriormente o Plano Nacional de Dança.

A instalação do CNPC, em dezembro de 2007, consolidou a transição do modelo das Câmaras, mais focadas nos aspectos econômicos das artes e no aprimoramento das cadeias produtivas das linguagens, para os Colegiados, voltados para a formulação e elaboração de políticas públicas mais amplas para cada setor.  A partir de 2008, as Câmaras foram retomadas como Colegiados e passaram a integrar a estrutura do CNPC.

O Colegiado Setorial tem como competência debater, acompanhar e fornecer subsídios ao CNPC para a definição de políticas, diretrizes e estratégias relacionadas ao setor de dança.

De acordo com o seu Regimento Interno, o Plenário do Colegiado Setorial de Dança é composto por cinco representantes do poder público e quinze representantes da sociedade civil. A representação da sociedade civil deve contemplar as cinco macrorregiões administrativas e as áreas artísticas, produtiva e de formação, relacionadas ao setor de dança.

Dentre os representantes do poder público, é membro nato o representante da entidade finalística integrante do sistema MinC cujas atribuições correspondam ao campo setorial do Colegiado. No caso do Setorial de Dança, essa entidade é a FUNARTE.

Durante o primeiro mandato do Colegiado, 2008-2010, os principais temas debatidos foram: apresentação dos integrantes da Câmara Setorial de Dança; discussão de tópicos relevantes relacionados à Câmara Setorial de Dança; apresentação do Plano Nacional de Cultura; discussão do Regimento Interno do Conselho Nacional de Política Cultural; discussão e aprovação do Regimento Interno do Colegiado; Pré-Plano Setorial e Pré-Conferências Setoriais.

No Biênio 2010-2012, o Colegiado discutiu temas importantes para a política setorial e para a política cultural como um todo, tais como: análise das políticas implementadas no biênio anterior; novo formato do FNC: competências do Colegiado Setorial de Dança; eleição do representante do Colegiado no Plenário do CNPC; eleição do representante do Colegiado para o Comitê dos Fundos Setoriais; proposta de estruturação do Fundo de Artes Cênicas; formulação de diretrizes no campo da cultura e educação; deliberações sobre o Plano Setorial de Dança; plano e programas de trabalho do Centro de Artes Cênicas da Funarte; implementação do Plano Nacional de Cultura; Relatório de Atividades 2005-2010 da Câmara e Colegiado Setorial de Dança; metas do Plano Nacional de Cultura; Fundo Nacional e Comitês; Plano Setorial de Dança; Mais Educação; Publicação do Procultura; renovação dos Colegiados Setoriais em 2012.

A participação do colegiado foi fundamental na definição das metas do Plano Nacional de Cultura – PNC, publicadas em 14 de dezembro de 2011.

Os representantes da sociedade civil para o próximo mandato do Colegiado Setorial de Dança serão eleitos no Fórum Nacional Setorial de Dança, conforme processo eleitoral publicado pela Portaria nº 51 da Ministra de Estado da Cultura. O Fórum terá também o objetivo de discutir as diretrizes para as Políticas Públicas do Setor visando à revisão e definição das metas decenais do Plano Setorial de Dança.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Reunião do Conselho Municipal de Cultura de Curitiba: 02/08/2012 (É aberto ao público geral)

Toda pessoa que mora em Curitiba pode participar da reunião do conselho. Para quem não conhece a lei, segue o seguinte trecho da Lei N11834:

Art. 14. da lei Lei Nº 11834 DE 4 DE Julho DE 2006:

As reuniões do Conselho terão ampla divulgação e serão abertas ao público em geral. CAPITULO II DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA

Então, convido todos a participarem da reunião, a pauta é interessantíssima:

  1. Balanço Fundação Cultural de Curitiba 2012;
  2. Programa de Apoio e Incentivo a Cultura (PAIC);
  3. Assuntos gerais.

Yiuki Doi, membro do Conselho Municipal de Cultura de Curitiba e do Fórum de Dança de Curitiba.


Prezados Conselheiros!

Em função da posse do Conselho Estadual de Cultura do Paraná dia 31 de julho de 2012, foi alterada a data da segunda reunião ordinária de 2012 do Conselho Municipal de Cultura para o dia 02 de agosto de 2012, como segue:

Conforme o disposto no Art. 3º, parágrafo único da Lei Municipal nº. 11.834/2006 e Arts. 4º e 10 do Regimento Interno do Conselho Municipal de Cultura, publicado no DOM nº. 45, de 19/06/08, ficam convocados os Senhores Conselheiros a comparecerem à segunda reunião ordinária de 2012, do referido Conselho, agendada para o dia dois de agosto de 2012, quinta-feira, às 19 horas na FCC, sito à Rua Engenheiros Rebouças, 1732, Rebouças - Curitiba / PR

Pauta:

1) Balanço Fundação Cultural de Curitiba 2012;

2) Programa de Apoio e Incentivo a Cultura (PAIC);

3) Assuntos gerais. 

Segue anexa ata da reunião anterior, mais documento anexado à referida ata.

Também seguem anexos com informações, incluindo ficha de inscrição, para o 1º Encontro de Conselheiros de Cultura do Paraná a ser realizado dia 30 de julho, segunda-feira, na Câmara de Vereadores, Rua Veríssimo Marques, 699, São José dos Pinhais.

Favor confirmar recebimento.

Atenciosamente,

Filomena N. Hammerschmidt

Secretária


terça-feira, 24 de julho de 2012

PARANA / POLITICAS CULTURAIS: Posse do Conselho Estadual da Cultura do Paraná – CONSEC 2012 (31 de Julho de 2012 em Curitiba)

Data: 31 de Julho de 2012
Horário: 19h
Local: Museu Oscar Niemeyer

posse CONSEC

Reunião do Conselho Municipal de Cultura de Curitiba: 02/08/2012 (É aberto ao público geral)

Toda pessoa que mora em Curitiba pode participar da reunião do conselho. Para quem não conhece a lei, segue o seguinte trecho da Lei N11834:

Art. 14. da lei Lei Nº 11834 DE 4 DE Julho DE 2006:

As reuniões do Conselho terão ampla divulgação e serão abertas ao público em geral. CAPITULO II DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA

Então, convido todos a participarem da reunião, a pauta é interessantíssima:

  1. Balanço Fundação Cultural de Curitiba 2012;
  2. Programa de Apoio e Incentivo a Cultura (PAIC);
  3. Assuntos gerais.

Yiuki Doi, membro do Conselho Municipal de Cultura de Curitiba e do Fórum de Dança de Curitiba.


Prezados Conselheiros!

Em função da posse do Conselho Estadual de Cultura do Paraná dia 31 de julho de 2012, foi alterada a data da segunda reunião ordinária de 2012 do Conselho Municipal de Cultura para o dia 02 de agosto de 2012, como segue:

Conforme o disposto no Art. 3º, parágrafo único da Lei Municipal nº. 11.834/2006 e Arts. 4º e 10 do Regimento Interno do Conselho Municipal de Cultura, publicado no DOM nº. 45, de 19/06/08, ficam convocados os Senhores Conselheiros a comparecerem à segunda reunião ordinária de 2012, do referido Conselho, agendada para o dia dois de agosto de 2012, quinta-feira, às 19 horas na FCC, sito à Rua Engenheiros Rebouças, 1732, Rebouças - Curitiba / PR

Pauta:

1) Balanço Fundação Cultural de Curitiba 2012;

2) Programa de Apoio e Incentivo a Cultura (PAIC);

3) Assuntos gerais.

Segue anexa ata da reunião anterior, mais documento anexado à referida ata.

Também seguem anexos com informações, incluindo ficha de inscrição, para o 1º Encontro de Conselheiros de Cultura do Paraná a ser realizado dia 30 de julho, segunda-feira, na Câmara de Vereadores, Rua Veríssimo Marques, 699, São José dos Pinhais.

Favor confirmar recebimento.

Atenciosamente,

Filomena N. Hammerschmidt

Secretária


AGENTES CULTURAIS DO BRASIL: Eleição CNPC 2012

E ai turma da cultura!! Segue o cadastro das classes culturais junto ao Ministério da Cultura para eleições dos setoriais de cultura. Esta tabela mostra a mobilização de cada setor, quantos cadastros para eleitores e candidatos estão inscritos por estado. [Arquitetura e Urbanismo; Arquivos; Arte Digital; Artes Visuais; Artesanato; Circo; Cultura dos Povos Indígenas; Culturas Afro-Brasileiras; Culturas Populares; Dança; Design; Livro, Leitura e Literatura; Moda; Música; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Material; Teatro]
Confiram se em seu estado sua area de atuação esta mobilizada. Inscrições seguem até o dia 08 de agosto no site do MINC [processo eleitoral CNPC].

http://www.cultura.gov.br/setoriais/wp-content/uploads/2012/07/Inscri%C3%A7%C3%B5es-por-Estado_SITE.pdf
MANOEL J. SOUZA NETO

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Fóruns Setoriais de Cultura de São José dos Pinhais – PR (07,14,21 e 28 de Julho de 2012)

Galera, o da dança é amanhã, sábado, dia 14 de Julho às 13:30, quem puder participar sempre é um aprendizado e compartilhamento importante. Implantar o Sistema Municipal de Cultura é seus processos (fórum, conferências, mapeamento, conselhos, eleição etc) é um saber de metodologias em comum acordo entre setor público, privado e civil que vai se construindo. Muito se aprende na prática. Então, quem puder participar vamos lá. Vamos exercer a cidadania. "Somos responsáveis por aquilo que fazemos, pelo que não fazemos e pelo que impedimos de fazer." (Albert Camus). Abraços.

Yiuki Doi, membro do Conselho Municipal de Cultura de Curitiba e do Fórum de Dança de Curitiba.

Forum setorial São José dos Pinhais -1

Forum setorial São José dos Pinhais -2

quinta-feira, 12 de julho de 2012

‎1º Encontro de Conselheiros de Cultura do Estado do Paraná / 30 de Julho de 2012 / São José dos Pinhais

A Regional Sul do Ministério da Cultura e o projeto de Cooperação UNESCO/MinC, realizam segunda-feira, 30 de julho, às 8he30min, na Câmara de Vereadores , Rua Veríssimo Marques, 699, em São José dos Pinhais, o 1º Encontro de Conselheiros de Cultura do Estado do Paraná. O encontro vai promover a discussão sobre a implantação do Sistema Nacional de Cultura no Estado e municípios do Paraná e terá a participação de Margarete Moraes, representante do MinC na Região Sul e de João Roberto Peixe, secretário de Articulação Institucional do MinC, além de conselheiros de cultura dos municípios. O evento tem o apoio da prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais.

Dados obtidos através do Thiago Moreira no Facebook.

Yiuki Doi, membro do conselho municipal de cultura de Curitiba e do fórum de dança de Curitiba.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Teoria dos HUBs para poder usar nas políticas culturais.

HUB - (traduzido do Inglês, "pivô") ou concentrador é o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação, tendo, como principal característica, que a mesma informação está sendo enviada para muitos receptores ao mesmo tempo (broadcast). Este termo é utilizado em rádio, telecomunicações e em informática. (Wikipédia 21/02/2014).


O Concentrador possui algumas características, uma delas é a tendência de se tornar mais forte, por vários fatores associativos. Por exemplo: Um orientador requisitado do curso da faculdade. Muitos podem não ter tanta afinidade, mas o fato dele ser popular aumenta a possibilidade do seus amigos irem atrás dele, logo como você busca estar perto dos seus amigos, você também terá tendência de aproximação ao orientador popular.  Esse estudo pode ser associado inclusive a característica das grandes corporações comprarem as empresas menos fortes: cada vez mais é raro ver empresas familiares de médio porte, estes não sobrevivem no mercado. Nas guerras, a capacidade de identificar HUB de transporte, alimento, comunicação, etc. são cruciais. Na saúde se você pretende focar na campanha de DSTs, melhor focar nos HUBs, pode ser mais eficiente do que uma campanha aberta ao público em geral. Existem trabalhos de mestrados/doutorados que estudam os comportamento dos HUBs.

Num mundo complexo globalizado e capitalista onde o inimigo não possui um endereço fixo, precisamos criar um SISTEMA DE DEFESA complexo em REDE também. Nesse aspecto, compreender um pouco sobre a natureza da REDE DE CONEXÃO é primordial para a nossa sobrevivência.

Compartilho um vídeo onde aprendi muito sobre esse assunto.

SINCRONIZAÇÃO: A natureza deseja ordem (Prof. Tiago Pereira).http://video.if.usp.br/video/sincroniza%C3%A7%C3%A3o-natureza-deseja-ordem

Yiuki Doi, membro do Conselho Municipal de Cultura de Curitiba e do Fórum de dança de Curitiba.

P.S. Agradecimento ao físico Rodrigo Pereira Rocha que me apresentou esse vídeo.

Conselho Nacional de Política Cultural: PROCESSO ELEITORAL (Inscrição até dia 08 de Agosto de 2012)

Abaixo considerações sobre documentos e inscrição para facilitar:

Para conseguir fazer seu cadastro como eleitora ou eleitor, o importante é ter os documentos já em pdf, para não ter de recomeçar tudo.
O resto é simples. Os documentos são:

  1. RG
  2. CPF
  3. comprovante de residência
  4. currículo ou DRT ou diploma (para comprovar três anos de atuação no setor).
  5. Para os candidatos, além desses documentos, devem ter um documento com três propostas para o setor e carta de apoio de 10 eleitores ou de uma instituição. Para os eleitores não precisa.

OBS: Criar arquivo pdf para CADA item acima separadamente. O tamanho máximo do arquivo deve ser de 1 MB.

Para a dança o endereço para cadastro é o seguinte: http://www.cultura.gov.br/setoriais/danca/

CNPC_Cartaz

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Teoria dos HUBs para poder usar nas políticas culturais.

Pessoal, venho compreendendo que muito que politica é metodologia, sistema, organização, ciência, etc. Na mesa redonda que participei essa semana, comentei de uma teoria dos HUBs. Uso esse termo depois de ver uma palestra de Fisica. Na minha prática de politicas culturais tenho aplicado essa teoria... Compartilho o vídeo onde aprendi muito sobre esse assunto.

Sincronização: A natureza deseja ordem (Prof. Tiago Pereira). http://video.if.usp.br/video/sincroniza%C3%A7%C3%A3o-natureza-deseja-ordem

Yiuki Doi, membro do Conselho Municipal de Cultura de Curitiba e do Fórum de dança de Curitiba.

P.S. Agradecimentos ao físico Rodrigo Pereira Rocha que me apresentou esse vídeo.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

CURITIBA / MANIFESTAÇÃO / HIP-HOP : Solicitação de inclusão do Movimento HIP HOP

Muito legal a iniciativa do pessoal do hip hop no texto abaixo. É isso, grupos se organizam e fazem solicitações... Isso é democracia. Mas uma ressalva aqui... NÃO TEM EDITAL ESPECIFICO de nenhum genero de dança na cidade. Alias, até ano passado... Esse ano de 2012 teve ocupação do auditório Kraide (Portão Cultural) para Danças de Rua e Dança de Salão. São unicas categorias que tiveram edital especifico... Curitiba só tem 3 editais de dança, incluindo esse da dança de rua. E na boa... por que somente essas duas categorias receberam beneficio? Com qual critério? Sem consultas de outras categorias, sindicatos, conselho municipal, conferência municipal, fórum, associações, etc? Bom... A questão da dança e cultura aqui em Curitiba é complicado... Adoro Hip hop, e legal que tenham mobilizações como essa. Mas precisamos estar atento em analisar numa conjuntura mais ampla as coisas... http://summus-ci.blogspot.com.br/2012/01/curitibacultura-edital-antonio-carlos.html

Yiuki Doi

p.s. Por inumeras razões sobraram vagas no edital de dança de rua, inclusive no edital de estruturação da Casa Hoffmann 2012.

 

Solicitação de inclusão do Movimento HIP HOP

PARA ASSINAR: CLICAR AQUI.

Excelentíssimo Prefeito do Município de Curitiba , Sr. Luciano Ducci Ilma. Presidente da Fundação Cultural de Curitiba , Sra. Roberta Storelli Ref. Solicitação de inclusão do Movimento HIP HOP Na qualidade de profissionais no seguimento cultural HIP HOP de Curitiba, representados nesta missiva pela comissão de frente composta pelos artistas e apoiadores do movimento Michael Puquevis Ando - Devis (Escritor de Graffiti), Sesostris Filipe Armstrong Oliveira (Bboy), Sonner Machado (Produtor Cultural), Priscila Gomes (Produtora Cultural), Marcio Flavio Pereira da Silva - Mc Magu (Mc), Moreno Mongelos Silva - Dj Morenno (DJ) e Aureo Monteiro, como munícipes e cidadãos preocupados com os encaminhamentos das politicas públicas culturais de nossa cidade, principalmente pela Fundação Cultural de Curitiba, servimos da presente para indagar, solicitar e indicar, na forma que abaixo segue: A Finalidade principal desta é Identificar, Disseminar e Estimular a prática e realização de ações em prol da cultura HIP HOP Curitibana seja ela em âmbito municipal, estadual, nacional ou internacional. Que preserve suas essências e contribua para o aprimoramento e crescimento do movimento HIP HOP. Dar visibilidade às práticas de sucesso, contribuindo para uma mobilização estadual em favor da conscientização da maioria. Contribuir para uma imagem correta, limpa e justa do movimento HIP HOP. Informamos que por falta visível, entre as partes aqui assinadas, dos fatores aqui citados abaixo, apoio cultural direcionado ao movimento HIP HOP, de editais específicos para este seguimento, de falta de espaços para este seguimento, de falta de pessoas qualificadas para coordenar internamente ações para este seguimento e falta de pessoas conhecedoras deste seguimento indiferente de sua formação acadêmica . Como forma de inclusão nas respectivas áreas da Fundação Cultural de Curitiba, solicitamos e indicamos os seguintes itens: 1) Criação de edital especifico para o movimento HIP HOP de Curitiba contemplando os 4 elementos do movimento HIP HOP sendo ele anual e distribuído em 4 projetos realizados de 3 em 3 meses tendo como referencia o edital aqui anexado que tem em sua base a lei n° 8.313/91 ao inciso IV do artigo 10° do decreto n° 5.761/2006, a portaria n° 29 do Ministério da Cultura, e principais fatores que visão um edital qualificado para realmente apresentar o movimento HIP HOP de cada região: 1.1 Incentivar a participação plena e efetiva dos atores e protagonistas do HIP HOP na elaboração e no desenvolvimento da comissão julgadora, projetos e ações culturais. 1.2 Subsidiar a elaboração de politicas publicas de cultura especificas para o seguimento HIP HOP. 1.3 Poderão concorrer ao ao edital: Pessoas físicas, indivíduos dedicados as expressões da cultura HIP HOP, com reconhecimento das comunidades onde vivem e atuam, e comprovada atuação no meio, Grupos ou Comunidades formalmente constituídas (associações, ONGs, fundações e outras instituições do gênero), Coletivos organizados como pessoa jurídica de direito privado, nacionais, sem fins econômicos, envolvidas em ações de fomento e difusão das expressões culturais do HIP HOP; Grupos ou Comunidades sem constituição jurídica própria, coletivos organizados segundo suas tradições, mas sem registro como pessoa jurídica de qualquer natureza, envolvidos em ações de fomento e difusão das expressões culturais do HIP HOP, representados por uma liderança escolhida entre os membros do grupo ( proponente). 1.4 Comissão julgadora: Formada por pessoas de notório saber e reconhecida atuação no campo das expressões culturais do HIP HOP (indiferente de sua formação acadêmica), como prevê em lei qualquer edital seja lançado pela FCC tenha uma comissão especifica para proceder a análise de mérito. Lei complementar n° 57 capitulo II , ART. 22 – II A comissão julgadora de edital terá representantes da comunidade artística e cultural organizada. 2) Dar visibilidade em espaços de comunicação da secretaria e criação de um meio de comunicação para este seguimento, tais como: 2.1. Divulgação de eventos culturais do mesmo seguimento com vista em difundir e estimular a pratica saudável deste seguimento . 2.2 . Abrir espaços públicos para apresentações, exposições, debates e dialogo entre a comunidade deste seguimento sem as possíveis taxas de utilização assim como auxiliar na execução e divulgação do mesmo. 2.3 . Convidar e dar visibilidade aos artistas locais deste seguimento para palestras, apresentações de informações em convenções, reuniões, feiras, debates de caráter publico da Prefeitura de Curitiba criando assim difusão deste seguimento entre outras classes sociais. 2.4 . Indicação de pessoas atuantes neste seguimento com pré cadastro na secretaria para projetos de terceiros. 2.5 . Projeto editorial para material Gráfico de HIP HOP: 2.5.1 Não há indícios de material gráfico voltado para o segmento cultural HIP HOP na cidade de Curitiba. Mídias relacionadas na grande maioria dos casos não possuem qualidade gráfica e editorial, além de apresentarem conteúdo limitado. Nesse sentido, o design gráfico será de suma importância para elaboração do exemplar que vai primar pela qualidade diferenciada na representação gráfica, somado a versatilidade de seu conteúdo. 2.5.2. Este trabalho tem grande caráter social, pois, visa valorizar um segmento cultural que não tem espaço nos meios de comunicação convencionais. A missão da revista teria como mote, homenagear, analisar, opinar, entreter, questionar, debater e informar o leitor de temas pertinentes a música, a arte e a vida na cidade, sobretudo os adeptos, curiosos e entusiastas da cultura HIP HOP. 2.5.3. Proporcionar valorização e visibilidade dos artistas locais envolvidos com o HIP HOP; Designers, Músicos, Produtores, Escritores, Ilustradores, Empreendedores, profissionais de mídias, artistas e entusiastas do segmento cultural HIP HOP, teriam um espaço para mostrar suas aptidões, divulgar seu trabalho, expor suas ideias e projetos. Eventos, fotos, anúncios de empreendedores locais, entrevistas, colunas seriam todos materiais que poderiam ser alocados nesta revista. 2.5.4 . Centralizar informações em um só projeto gráfico . 3) Graffiti - Liberação de espaços públicos para a pratica de graffiti , inclusão em comissões julgadoras e consideração de seu estilo cultural: 3.1. Liberação de espaços públicos com solicitação através de oficio com especificações da ação com finalidade para pinturas em trincheiras, parques, viadutos e qualquer espaço publico da Prefeitura de Curitiba. 3.2. Inclusão de artistas de graffiti nas comissões julgadores de editais em artes plasticas (indiferente de sua formação acadêmica) para ter representatividade real deste seguimento em qualquer espaço expositivo da FCC. 3.3. Implementação de um espaço MAIOR com mais salas destinadas a ARTE URBANA. 3.4. Considerar fatores de pinturas artísticas em ruas de Curitiba como curriculum de artistas inexperientes ou iniciantes em editais, assim como suas teses de formação e esclarecimentos para editais de ocupação, visando não indeferir a formação acadêmica com seu trabalho estético e cultural que vem da rua. 4) DJ - Criação de editais para formação de jovens, resgatando a infância e retirando de possíveis acasos do cotidiano violento, oficinas nas regionais da FCC com fundamentação por pessoas qualificadas e com apostila dinâmica com relevância conforme acima citado no item 1. 4.1. DJ - Não há na cidade indícios de projetos fixos, de iniciativas públicas voltados para a formação de novos DJ's dentro do segmento cultural HIP HOP. Interessados em engajar nesta atividade artística na qual os mesmos tem de buscar instituições privadas. 4.2. DJ's engajados na cultura HIP HOP na Cidade de Curitiba possuem poucas oportunidades de atuação. Tendo em vista que os equipamentos para exercer esta atividade artística e profissional é pouco acessível e de custo elevado, um edital viria como incentivo financeiro para estes artistas fomentarem seu trabalho ao passo que proporcionam benefícios para a comunidade. Proporcionar a comunidade acesso a uma atividade de interesse público, capacitar os jovens da comunidade e ocupá-los com uma atividade artística e profissional. 4.3. Suprir uma demanda existente: Oficinas fixas e anuais voltadas para a formação de novos DJ's dentro do segmento cultural HIP HOP. Oficinas poderiam ser semestrais e ser itinerantes. 4.4. Formação de novos músicos MC's em Curitiba é fundamental pois a demanda é grande e existente porem poucos tem o acesso ao aprimoramento e acesso a diversidade da cultura em seus bairros, oficinas de formação ou informação traria difusão e inclusão destes na sociedade atual . 5) Breaking (B.boys e B.Girls) - Criação de espaços públicos ou adequação de espaços públicos para a dança de rua , assim proporcionando lazer, cultura e aprimoramento do mesmo ex. (ruas da cidadania). 5.1. Criação de oficinas para formação , instrução e aprimoramento em diversos espaços da FCC levando em consideração que Curitiba hoje tem os melhores dançarinos de Breaking do Brasil na qual se destacam no cenário nacional e internacional por ganharem diversos eventos, aprimorar e informar estas ações são fundamentais para trazer culturalmente informações aos cidadãos de nossa cidade. 6) MC - Criação de editais para formação de jovens, resgatando a infância e retirando de possíveis acasos do cotidiano violento, oficinas nas regionais da FCC com fundamentação por pessoas qualificadas e com apostila dinâmica com relevância conforme acima citado no item 1. 6.1. Direcionamento de infra estrutura para festivais de música Rap a exemplo de outros estilos musicais. Abrimos espaços aos seguidores deste seguimento para anexação de solicitações a este oficio, passando por revisão de seu ideal e em prol da cultura num todo. Aqui rubricamos e solicitamos encarecidamente a atenção destes ideais.

REM – Rede Em Movimento 2.0 / Gestão de redes: conexão e comunicação em projetos culturais: 20 e 21 de Julho em Brasília

382474_203789983080100_251824102_n

POLITICA / AMERICA LATINA: Carta protocolada no Consulado do Paraguai em Curitiba depois do ATO CONTRA O GOLPE NO PARAGUAI que ocorreu hoje (05/07).

CMS Paraná

553113_147904315346869_1752598755_n

quarta-feira, 4 de julho de 2012

2ª REUNIÃO - FÓRUM SETORIAL DA MÚSICA - FOZ DO IGUAÇU / PR (16/07/2012)

DATA: 16/07/2012 - SEGUNDA-FEIRA
HORÁRIO: 15 HORAS
LOCAL: FUNDAÇÃO CULTURAL DE FOZ DO IGUAÇU
CONVIDADOS: MÚSICOS, AGENTES CULTURAIS, PRODUTORES E DEMAIS INTERESSADOS
PAUTA:

  • PLANO NACIONAL DE CULTURA
  • FORMAÇÃO PLANO DE POLÍTICA CULTURAL PARA A MÚSICA LOCAL
  • EVENTOS E O CALENDÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO
  • PROFISSIONALIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

OSCAR LEWIN
ACUSA/COOPARCULTURA

terça-feira, 3 de julho de 2012

MOÇÃO DE APOIO para a PL 7032

MOÇÃO DE APOIO para a PL 7032 encaminhado para a Rosa Coimbra (03/07/2012).

Fórum de Dança de Curitiba

Curitiba, 29 de junho de 2012.

Os artistas e profissionais da dança reunidos pelo Fórum de Dança de Curitiba e Fórum Aberto de Dança (promovido pelo Grupo de Pesquisa em Dança da Faculdade de Artes do Paraná) manifestam total apoio às gestões realizadas por Rosa Coimbra, membro do extinto Colegiado Setorial de Dança, representante da dança no CNPC e integrante da diretoria do Fórum Nacional de Dança no que diz respeito a tramitação do PL 7032 na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados que suprimiu o nome dança do texto tratando do ensino obrigatório das artes no país.

Apelamos ao relator da PL, Exmo Sr. Deputado Raul Henry (PMDB-PE), que substitua a expressão “artes cênicas” pelas palavras “circo, dança e teatro”, seguindo a terminologia recomendada pelo Plano Nacional de Dança e garantindo o ensino da diversidade das artes, em conformidade ao objeto do próprio PL. Conforme já reconhecido pelo Ministério da Cultura e pelos profissionais do Circo, da Dança e do Teatro que devem ser tratadas em separado por se constituírem áreas especificas do conhecimento.

Ainda, solicitamos que é importante ser considerada a necessidade de inserção no PL, da obrigatoriedade da Dança no ensino da Arte conforme LDB 9394/96 ao longo da Educação Básica, devendo ter contato com todas as linguagens artísticas através do ensino realizado por licenciados de cada linguagem artística.

  • Fórum de Dança de Curitibawww.forumdedancadecuritiba.blogspot.com – organização de representatividade da área da dança em Curitiba
  • Fórum Aberto de Dança – Projeto e núcleo do grupo de Pesquisa em Dança da UNESPAR
  • Contacto Associação Cultural – associação sem fins lucrativos que atua na representatividade da área em Curitiba e no estado do Paraná
  • Lucilene Almeida – professora de Dança no Centro Cultural Teatro Guaíra
  • Maria Cecília Vela – professora de Dança Cigana (Escola de Dança Carmen Romero)
  • Scheila Maçaneiro – professora da Licenciatura em Dança do curso de Dança da UNESPAR
  • Tatiana Araújo Berghauser – artista da dança e acadêmica do Curso de Dança da UNESPAR
  • Pedro Almeida – acadêmico do curso de Bacharelado e licenciatura de dança da UNESPAR
  • Emanuella Kalil – Crítica de Dança Jornal Gazeta do Povo/PR
  • Yiuki Doi – artista da dança
  • Leonardo Taques – artista da dança e produtor na área
  • Marila Velloso- coreografa e produtora em dança - forumdedancadecuritiba@gmail.com

POLITICAS CULTURAIS / CURITIBA / MESA-REDONDA: 4 de Julho de 2012 na FAP

Yiuki Doi, Fórum de Dança de Curitiba, participa da Mesa-Redonda nesta 4ª feira.

Sem título-1

YIUKI DOI: Bailarino da desCompanhia de dança, propositor do projeto SummuS Contato Improvisação no Vila Arte Espaço de Dança, membro do Conselho Municipal da Cultura de Curitiba e do Fórum de Dança de Curitiba. Foi delegado da cultura de Curitiba na Conferencia de Cultura da Macrorregião de Curitiba realizado em Araucária em 2012.

terça-feira, 26 de junho de 2012

segunda-feira, 25 de junho de 2012

CURITIBA / DANÇA: Fórum Aberto de Dança (29 de junho de 2012)

Olá a todas e todos:

sexta-feira, dia 29 de junho, entre 16h30 e 19h, na OBRAGEM CIA DE TEATRO, será realizada reuniao do Fórum ABERTO de Dança com a seguinte pauta:

1) atual situação da Dança no Conselho Estadual de Cultura;

2) processo de cadastramento e eleitoral para o Colegiado Setorial de Dança;

3) carta/moção de apoio ao Fórum Nacional de Dança em virtude da tramitação do PL 7032 na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, que suprimiu a dança do texto tratando do ensino obrigatório das artes no país propondo Artes Cênicas.

4) Membros eleitos para Comissões do Mecenato e do Fundo Municipal de Cultura;

5) assuntos gerais.

saudações,

Marila Velloso (41.9953.8181)

endereço Obragem: RUA JULIA DA COSTA, 204/ CENTRO

quarta-feira, 20 de junho de 2012

INFORME CNPC: Prorrogado a inscrição para eleger e candidatar para 8 de agosto de 2012.

Holas,

enfatizando o momento importante de termos 3 delegados paranaenses para irem a Brasília e votar e se candidatar lá para composição do novo colegiado setorial de dança
Chamo atenção para o prazo foi prorrogado para o dia 08 de Agosto de 2012 no site do MINC tanto para eleitor quanto para quem quer ser candidato a delegado paranaense (http://www.cultura.gov.br/setoriais/).

Lembrando que vc pode ser candidato a delegado paranaense e necessariamente nao precisa lá assumir assento no colegiado. Ou sim se quiser pois recosamos de 3 pessoas!

Mas é importante que tenhamos 3 delegados nossos  caso contrario sobram vagas Para outros estados e nao participamos do processo que é muito valido e de aprendizado.

Abaixo considerações sobre documentos e inscrição para facilitar:

Para conseguir fazer seu cadastro como eleitora ou eleitor, o importante é ter os documentos já em pdf, para não ter de recomeçar tudo.
O resto é simples. Os documentos são:

  • RG
  • CPF
  • comprovante de residência
  • currículo ou DRT ou diploma (para comprovar três anos de atuação no setor).
  • Para os candidatos, além desses documentos, devem ter um documento com três propostas para o setor e carta de apoio de 10 eleitores ou de uma instituição. Para os eleitores não precisa.
Abs e até, marila Velloso 

> Enviadas: Sexta-feira, 15 de Junho de 2012 11:54
> Assunto: COMUNICADO CNPC - Membros Natos nos Fóruns Nacionais
>
>
> Prezados membros dos Colegiados Setoriais e Grupos de Trabalho,
>
> Comunico que Vossa Senhoria é delegado nato ao Fórum Nacional Setorial de
> sua área de representação no Conselho Nacional de Política Cultural,
> conforme determina o § 2º  do artigo 23 da Portaria nº 51, de 02 de maio de
> 2012:
>
> “§ 2º  Os atuais membros titulares dos Colegiados Setoriais e dos Grupos de
> Trabalho instituídos no âmbito do CNPC para a constituição dos colegiados
> setoriais das áreas de artesanato; arquitetura e urbanismo; arte digital;
> design; culturas afro-brasileiras; arquivos; patrimônio material; e
> patrimônio imaterial são considerados Delegados Estaduais Setoriais
> independentemente da participação nos Fóruns Estaduais Setoriais, mas só
> serão elegíveis no respectivo Fórum Nacional se não estiverem no exercício
> do segundo mandato.” (parágrafo alterado pela Portaria nº 59/2012/MinC)
>
> Inf ormo ainda que para participar de todo o Processo Eleitoral é necessário
> que os delegados natos preencham o formulário para cadastramento de
> eleitores na plataforma disponibilizada no sítio do Ministério da Cultura:
> http://www.cultura.gov.br/setoriais/ .
>
>
> Atenciosamente,
>
>
> João Roberto Costa do Nascimento
> Secretário-Geral
>

terça-feira, 19 de junho de 2012

BRASIL / MinC / Dança / INFORME CNPC: 24 Junho de 2012 encerra cadastro processo eleitoral colegiado: atenção para termos delegados PARANAENSES

Prezadas( os):

Nos do fórum de dança de Curitiba agradecemos muitíssimo o apoio para o assento de dança do conselho estadual Pr. Mesmo nao tendo conseguido eleger os dois colegas que tem um pensamento mais coletivo da dança no estado entendemos que esse é o processo da democracia e que nele apreendemos para as próximas.

Só que essa e a porção paranaense por hora. Temos agora a questão do colegiado setorial de dança, em nível nacional e podemos eleger até 3 delegados de tivermos 45 pessoas da dança cadastradas no site do MINC ( já enviei para vcs outras vezes) até dia 24/6. E está dando trabalho se cadastrar pois demora.

Cadastro de eleitores e de candidatos. Eu nao posso ser pois já sou candidata nata. Quem se candidata? Apenas para ir a Brasília em setembro para votar lá nos nossos próximos membros? Precisamos no mínimo de 3 candidatos. Alguém se lança para a primeira fase?

Sexta feira, na aula de políticas culturais, das 11:20 as 13h vou colaborar com o cadastro de eleitores. Olhem os documento necessários e venha se puderem. E posso colaborar no e,info ou sábado a tarde nesse processo.

Quem topa, se cadastrar para eleitor?

Por aí. Fora isso estamos na peleia com pl que quer mudar termo dança por artes cênicas em lei de educação. Então o trabalho nao e pouco.

Vejam se vamos deixar o parana sem 3 delegados. É preciso 15 cadastros de eleitores para termos 1 delegado eleito.

Sobre o processo eleitoral combinamos depois, acho que ficara para agosto em Curitiba.

Beijo e grata, marila

Enviado via iPad

POLITICA CULTURAL / PARANÁ: Somente duas empresas concorrendo a concessão dos três espaços público (Pedreira Paulo Leminski, Ópera de Arame e Parque Náutico). 25 anos de concessão que pode ser renovado!

TEXTO ABAIXO RETIRADO DA GAZETA DO POVO.

Empresa gaúcha tem maior nota em 1.ª fase de concessão

Processo de licitação da Pedreira Paulo Leminski, Ópera de Arame e Parque Náutico tem notas divulgadas; ainda faltam duas etapas.

Processo de licitação gera elogios e críticas

O processo de licitação tem gerado opiniões controversas em diversos setores da sociedade. Prefeito responsável pela criação da Pedreira Paulo Leminski e da Ópera de Arame, no início da década de 1990, Jaime Lerner vê a reativação desses espaços como algo benéfico para a cidade. “Retomar as atividades culturais desses lugares é fundamental: acho natural que isso ocorra com a Pedreira e a Ópera, porém o Parque Náutico deveria ser um processo separado.”

Para a compositora e filha de Paulo Leminski, Estrela, existem dúvidas sobre a preocupação da empresa vencedora em resgatar o sentido histórico e cultural dos espaços. “A Pedreira foi criada para ser um espaço amplo de cultura, com um local destinado a explicar ao turista quem foi Paulo Leminski. Se hoje nada é feito, será que a empresa que ganhar a licitação irá se preocupar com isso?”

Foi divulgado na manhã de ontem o resultado da avaliação das propostas técnicas para revitalização e operação da Pedreira Paulo Leminski, Ópera de Arame e Parque Náutico do Iguaçu. As duas empresas que concorrem para a concessão dos três espaços receberam as seguintes notas nesta etapa: A gaúcha DC Set Eventos Ltda obteve 90,2 e Parnaxx Ltda, 41,4. Na próxima fase serão analisadas as propostas econômicas das empresas e em seguida a qualificação da vencedora. O resultado final deve ser divulgado até o fim do mês que vem.

O superintendente de con­­cessões da Secretaria Mu­nicipal de Administração Pú­blica (Smad), Wilson Justus, explica que uma comissão formada por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, de Urbanismo, do IPPUC e da Fundação Cultural analisou as propostas técnicas das empresas interessadas. Essa comissão atribuiu notas de acordo com a segurança dos usuários, adequação à paisagem urbana, funcionalidade, durabilidade e qualidade dos materiais aplicados na renovação das estruturas.

Agora, está aberto o período de cinco dias para a apresentação de recursos, quando uma empresa poderá questionar a sua própria nota ou a da concorrente. Ao fim deste prazo começa a análise das propostas econômicas, em que as concorrentes puderam oferecer como investimento valores acima de R$ 15 milhões. “Quanto mais oferecer, mais pontos ganha, e o mesmo acontece com a porcentagem destinada para o imposto sobre serviço (ISS), com o mínimo partindo de 4%. No fim são somados os pontos e divulgado o resultado da etapa”, diz.

A empresa que obtiver a melhor combinação dos resultados da primeira e da segunda fase passará pela avaliação dos documentos que comprovam sua capacidade técnica para administrar os espaços. “Os envelopes com as propostas econômicas e com a documentação devem ser abertos até o mês que vem, para divulgarmos o resultado até o final de julho”, fala.

Conselho Estadual de Cultura do Paraná 2012: Resultado do assento de dança

Para maiores informações, favor acessar o SITE da SEEC/PR.

Segue o resultado da eleição do assento de dança do Conselho Estadual de Cultura do Paraná:

Segue abaixo os curriculos:

MARCELLA SOUZA CARVALHO (Titular)

marcella

Natural de Guarapuava-PR, iniciou seus contatos com a Dança aos cinco anos, freqüentando aulas de Ballet Clássico e Jazz na Academia Corpo Livre – Curitiba, oportunidade em que participou de mostras, viagens e competições com o grupo.

Em 2000 iniciou seus primeiros contatos com a Dança do Ventre, integrando o Grupo Rosa oriental sob comando da professora Simara Rosa. Passou a coreografar e auxiliar na direção dos espetáculos do grupo, sendo dois principais por ano no Teatro Fernanda Montenegro, além de demais eventos para grandes públicos.

Na mesma época começou a ministrar aulas para as crianças do grupo. Participou dos cursos oferecidos pela professora Simara Rosa com métodos de dança árabe cursados na Argentina.

Estudou Dança Flamenca e Dança Moderna com a professora Simara Rosa.

Lecionou aulas de Dança do Ventre na Academia Dynâmika entre 2006 e 2010

Frequentou aulas de Balé Clássico e Contemporâneo entre 2008 e 2010, no Vila Arte Espaço de Dança.

A partir de 2009 iniciou participações nas noites árabes do Bar e Restaurante Arguile Bar – Curitiba, bem como do Restaurante Realejo Culinária Acústica, a partir de 2010.

A partir de 2010 passou a integrar o Grupo Flor de Lótus, estagiando na Cia. Flor de Lótus de Dança Oriental. Integrante oficial da Cia Flor de Lótus de Dança Oriental desde o início de 2012.

Cursando o 4º ano de Direito da Unicuritiba - Trabalho de Conclusão de Curso na área de Políticas Culturais.

Matriculada no Curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da FAP – Faculdade de Artes do Paraná, já tendo cursado o primeiro ano.

Presidente de Grêmio Estudantil nos anos de 2007 e 2008.

Conselheira do Fórum de Dança de Curitiba desde 2011.

Cursos de Inglês avançado, francês intermediário, além de demais cursos e workshops na área da dança árabe e demais áreas artísticas, tais como Iluminação cênica, História da Dança, Composição de Espetáculos, Biodança, etc.

Bailarina, coreógrafa e professora de dança. Mestre em Performance Artística - Dança pela Faculdade de Motricidade Humana,- Universidade Técnica de Lisboa, Pós Graduada em Educação Fundamentada na Arte pela Universidade Tuiuti e Licenciada em Dança pela PUC-PR.

Lucilene Santos de Almeida (Suplente)

Bailarina, coreógrafa e professora de dança. Mestre em Performance Artística - Dança pela Faculdade de Motricidade Humana,- Universidade Técnica de Lisboa, Pós Graduada em Educação Fundamentada na Arte pela Universidade Tuiuti e Licenciada em Dança pela PUC-PR.