Nota de apoio às diretrizes curriculares nacionais e de resistência à proposta da secretaria de educação do paraná de mudança da grade curricular e consequente redução de carga horária de disciplinas humanísticas e outras disciplinas
“Recebemos com pesar a proposta de mudança na matriz curricular da SEED-PR que restringe espaços e conteúdos de disciplinas das ciências humanas. Isto é preocupante, pois quanto mais técnica torna-se a política educacional, mais regride a competência democrática de nossas escolas. Os gestores da Secretaria da Educação do Paraná ao não permitirem um debate maior acerca desta proposição e ao desconsiderarem uma discussão maior que envolva toda a comunidade escolar e até mesmo uma Conferência Estadual, estão colocando-se na contramão das diretrizes nacionais da educação brasileira"
Notadamente, o que vemos hoje é que as ciências humanas são sempre o primo pobre da educação, ou seja, sempre as últimas a merecerem investimentos. Pior ainda é ver todo um processo de participação e conquistas ter um retrocesso tão rápido e com poucas chances de manutenção, como estamos vendo.
O presente documento vem a público defender a importância de uma reflexão formal e de uma discussão mais alargada envolvendo protagonistas de comunidade escolar culminando com uma grande e bem fundamentada Conferência Estadual acerca da proposição de uma nova matriz curricular que visivelmente chocam-se com as diretrizes curriculares nacionais e que se posiciona na contramão do pressuposto de autonomia da Escola Pública Brasileira, reduzindo ou inserindo as disciplinas humanísticas em um patamar coadjuvante.
Assim, nós Professores Universitários dos cursos de licenciatura das Ciências Humanas, vinculados ao SEHLA/G – Setor de Humanas, Letras e Artes da UNICENTRO, queremos firmar um posicionamento de defesa e manutenção das disciplinas humanísticas, bem como nos solidarizamos com os Professores da Rede Pública do Estado do Paraná que se sentem tolhidos de uma discussão maior no sentido de ouvir todos os interessados no debate público e que entendem ser imprescindível a organização de uma Conferência Estadual no início do próximo ano e de uma ampla audiência pública para se deliberar sobre qualquer mudança neste sentido.
O argumento da Secretaria de Educação do Estado do Paraná em modernizar a educação pública do Estado condicionando-a à política de desempenho do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e ao Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), fere em número, gênero e grau a autonomia participativa da escola democrática e contrapõe-se às diretrizes Curriculares Nacionais que consideram de grande relevância a autonomia da Escola Pública bem como a importância e imprescindibilidade das disciplinas humanísticas. Assim, se mantida a proposta da SEED-PR, disciplinas como Filosofia, Sociologia, Artes e Educação física, dentre outras, terão seus espaços reduzidos e ou minimizados numa clara demonstração de descaso e de descompromisso com as ciências humanas.
Por outro lado, para poder acomodar uma grade mais robusta, o ensino médio teve sua carga horária semanal aumentada de 25 para 27 horas semanais, sem uma ampla discussão e ponderações sobre esta mudança estrutural que atinge toda comunidade escolar.
Entendemos ainda que o currículo tem que ser pensado de forma que seja levado em consideração o conjunto de conhecimentos essenciais na formação da consciência, de cultura e de emancipação dos sujeitos históricos de forma coerente e sensata.
Guarapuava, 26 de novembro de 2012.
SIGNATÁRIOS:
- Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes - SEHLA/G/UNICENTRO
- Departamento de Filosofia/UNICENTRO
- Departamento de Arte Educação/UNICENTRO
- Departamento de História/UNICENTRO
- Departamento de Pedagogia/UNICENTRO
- Departamento de Comunicação Social/UNICENTRO
- Departamento de Letras/UNICENTRO
- PET/FILOSOFIA/UNICENTRO
- APP/SINDICATO
- DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES – UNICENTRO.
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