quarta-feira, 11 de julho de 2012

Teoria dos HUBs para poder usar nas políticas culturais.

HUB - (traduzido do Inglês, "pivô") ou concentrador é o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação, tendo, como principal característica, que a mesma informação está sendo enviada para muitos receptores ao mesmo tempo (broadcast). Este termo é utilizado em rádio, telecomunicações e em informática. (Wikipédia 21/02/2014).


O Concentrador possui algumas características, uma delas é a tendência de se tornar mais forte, por vários fatores associativos. Por exemplo: Um orientador requisitado do curso da faculdade. Muitos podem não ter tanta afinidade, mas o fato dele ser popular aumenta a possibilidade do seus amigos irem atrás dele, logo como você busca estar perto dos seus amigos, você também terá tendência de aproximação ao orientador popular.  Esse estudo pode ser associado inclusive a característica das grandes corporações comprarem as empresas menos fortes: cada vez mais é raro ver empresas familiares de médio porte, estes não sobrevivem no mercado. Nas guerras, a capacidade de identificar HUB de transporte, alimento, comunicação, etc. são cruciais. Na saúde se você pretende focar na campanha de DSTs, melhor focar nos HUBs, pode ser mais eficiente do que uma campanha aberta ao público em geral. Existem trabalhos de mestrados/doutorados que estudam os comportamento dos HUBs.

Num mundo complexo globalizado e capitalista onde o inimigo não possui um endereço fixo, precisamos criar um SISTEMA DE DEFESA complexo em REDE também. Nesse aspecto, compreender um pouco sobre a natureza da REDE DE CONEXÃO é primordial para a nossa sobrevivência.

Compartilho um vídeo onde aprendi muito sobre esse assunto.

SINCRONIZAÇÃO: A natureza deseja ordem (Prof. Tiago Pereira).http://video.if.usp.br/video/sincroniza%C3%A7%C3%A3o-natureza-deseja-ordem

Yiuki Doi, membro do Conselho Municipal de Cultura de Curitiba e do Fórum de dança de Curitiba.

P.S. Agradecimento ao físico Rodrigo Pereira Rocha que me apresentou esse vídeo.

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