terça-feira, 19 de junho de 2012

POLITICA CULTURAL / PARANÁ: Somente duas empresas concorrendo a concessão dos três espaços público (Pedreira Paulo Leminski, Ópera de Arame e Parque Náutico). 25 anos de concessão que pode ser renovado!

TEXTO ABAIXO RETIRADO DA GAZETA DO POVO.

Empresa gaúcha tem maior nota em 1.ª fase de concessão

Processo de licitação da Pedreira Paulo Leminski, Ópera de Arame e Parque Náutico tem notas divulgadas; ainda faltam duas etapas.

Processo de licitação gera elogios e críticas

O processo de licitação tem gerado opiniões controversas em diversos setores da sociedade. Prefeito responsável pela criação da Pedreira Paulo Leminski e da Ópera de Arame, no início da década de 1990, Jaime Lerner vê a reativação desses espaços como algo benéfico para a cidade. “Retomar as atividades culturais desses lugares é fundamental: acho natural que isso ocorra com a Pedreira e a Ópera, porém o Parque Náutico deveria ser um processo separado.”

Para a compositora e filha de Paulo Leminski, Estrela, existem dúvidas sobre a preocupação da empresa vencedora em resgatar o sentido histórico e cultural dos espaços. “A Pedreira foi criada para ser um espaço amplo de cultura, com um local destinado a explicar ao turista quem foi Paulo Leminski. Se hoje nada é feito, será que a empresa que ganhar a licitação irá se preocupar com isso?”

Foi divulgado na manhã de ontem o resultado da avaliação das propostas técnicas para revitalização e operação da Pedreira Paulo Leminski, Ópera de Arame e Parque Náutico do Iguaçu. As duas empresas que concorrem para a concessão dos três espaços receberam as seguintes notas nesta etapa: A gaúcha DC Set Eventos Ltda obteve 90,2 e Parnaxx Ltda, 41,4. Na próxima fase serão analisadas as propostas econômicas das empresas e em seguida a qualificação da vencedora. O resultado final deve ser divulgado até o fim do mês que vem.

O superintendente de con­­cessões da Secretaria Mu­nicipal de Administração Pú­blica (Smad), Wilson Justus, explica que uma comissão formada por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, de Urbanismo, do IPPUC e da Fundação Cultural analisou as propostas técnicas das empresas interessadas. Essa comissão atribuiu notas de acordo com a segurança dos usuários, adequação à paisagem urbana, funcionalidade, durabilidade e qualidade dos materiais aplicados na renovação das estruturas.

Agora, está aberto o período de cinco dias para a apresentação de recursos, quando uma empresa poderá questionar a sua própria nota ou a da concorrente. Ao fim deste prazo começa a análise das propostas econômicas, em que as concorrentes puderam oferecer como investimento valores acima de R$ 15 milhões. “Quanto mais oferecer, mais pontos ganha, e o mesmo acontece com a porcentagem destinada para o imposto sobre serviço (ISS), com o mínimo partindo de 4%. No fim são somados os pontos e divulgado o resultado da etapa”, diz.

A empresa que obtiver a melhor combinação dos resultados da primeira e da segunda fase passará pela avaliação dos documentos que comprovam sua capacidade técnica para administrar os espaços. “Os envelopes com as propostas econômicas e com a documentação devem ser abertos até o mês que vem, para divulgarmos o resultado até o final de julho”, fala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário