terça-feira, 9 de agosto de 2011

Yiuki Doi: A dança dança como área autônoma das artes cênicas na composição do Conselho Estadual de Cultura do Paraná

Texto abaixo enviado para o e-mail proculturapr@seec.pr.gov.br  como sugestão da proposta da Lei do Conselho Estadual de Cultura (Consec) que se encontra em processo de elaboração pela Secretaria de Estado da Cultura – SEEC. Qualquer pessoa residente no Paraná poderá enviar as sugestões até o dia 12 de Agosto de 2011 sobre a proposta da lei. O site da SEEC onde se encontra ao anteprojeto de lei é o seguinte: http://proculturapr.wordpress.com/proposta-conselho/.

A dança é mais do que cênico, a maioria dos praticantes da dança não se encontram no espaço cênico de teatros. Separar a dança da artes cênicas é oferecer suporte e apoio para todos os praticantes de dança, não somente às danças cênicas. Além do mais, a dança possui sua especificidade e necessidade autônoma que na prática já existe até faculdade e mestrado no Brasil. A dança em número de praticante supera o teatro, opera ou o circo, mas enquanto a dança é inserida como artes cênicas, a maioria dos praticantes da dança não receberão atenção necessária dentro das suas particularidades. Por isso a necessidade de separar a Dança das Artes Cênicas no Conselho Estadual de Cultura do Paraná, pois estamos tratando de Cultura da Dança e essa não se pode limitar somente à Dança Cênica.

Na última audiência pública houve um questionamento de por que a dança estaria com um assento à parte das artes cênicas na composição do Conselho Estadual de Cultura, considerando que se isso for direito da dança, a opera e o circo também deveriam ter o seu assento. Venho por meio deste e-mail retificar a manutenção do segmento da dança como área autônoma das artes cênicas na composição do Conselho Estadual de Cultura, no anteprojeto de lei. A autonomia da dança já foi colocada em discursos em audiências públicas realizadas pelo MinC que teve como objetivo fazer o levantamento da cultura no Brasil e ouvir as demandas dos distintos segmentos artísticos e culturais, tendo sido uma delas realizada no SESC da Esquina, em Curitiba, no ano passado junto ao deputado federal Ângelo Vanhoni onde as organizações da dança local, na ocasião, se manifestaram em peso solicitando um Fundo Setorial específico, ao Ministério da Cultura. O que foi atendido. Vale também lembrar que essa questão foi discutida em conferencias estaduais, regionais e nacionais de cultura. O Sr. Caique argumenta que não houve discurso a respeito desse assunto, discordo com ele: houve sim, em várias instâncias e por distintas especificidades a ponto de que o próprio Ministério da Cultura compreendeu que no Fundo Nacional de Cultura era necessário manter a especificidade da dança, sua autonomia. Dessa maneira justifico e solicito a manutenção desse item na Lei do Conselho Estadual de Cultura no Paraná.

Att.

Yiuki Doi, membro do Conselho Municipal da Cultura de Curitiba, integrante do Fórum de Dança de Curitiba, bailarino da desCompanhia de dança e propositor do projeto SummuS Contato Improvisação no Vila Arte Espaço de Dança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário