quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Carta do SATED/PR E SEPED/PR contra a autonomia da Dança no Paraná na proposta da lei do Conselho Estadual da Cultura do Paraná

Pessoal, olha o documento que o SATED e o SEPED/PR enviou para a SEEC/PR. Yiuki Doi

Curitiba 05 de agosto de 2011.

Senhor Secretário

Solicitamos a especial atenção de Vossa Excelência, para o que expomos a seguir.

As Diretorias do Sindicato dos Artistas e Técnico em Espetáculos de Diversões no Estado do Paraná – SATED/PR e o Sindicato dos Empresários e Produtores em Espetáculos de Diversões no Estado do Paraná – SEPED/PR, atendendo solicitação de significativo número de seus representados entre artistas, técnicos e produtores em ARTES CÊNICAS – Teatro, Circo, Dança e Ópera – particularmente, os profissionais que atuam em Teatro, vêm lembrar Vossa Excelência e senhores assessores que tais áreas, em conjunto, são protegidas pela Lei 6533/1978, ainda em vigor.

Estas Diretorias, apoiando os justos reclamos da classe teatral paranaense, não encontram razão concreta e legítima, para a separação da área de DANÇA, das outras aqui citadas.

Os Sindicatos em tela não receberam, até o momento, dos órgãos federais afetos ao Trabalho e à Cultura, nenhum comunicado no que se refere a essa separação.

As entidades aqui mencionadas, desde a sua criação, sempre trabalharam de maneira responsável e dedicada pelas quatro áreas que integram as Artes Cênicas. Trabalho dirigido ao coletivo, quanto às necessidades e aos legítimos interesses desses profissionais.

Quando do lançamento de editais de incentivo direcionados às diversas áreas artístico-culturais, na grande maioria das vezes o maior número de projetos inscritos são provenientes da área teatral, a qual divide os recursos disponíveis com as outras que integram o mesmo título.

No caso do Conselho Estadual de Cultura e da lei de incentivo fiscal, que estão em fase de elaboração, constata-se que a área da DANÇA foi destacada das demais, em título isolado.

O motivo que permitiu essa separação, no mínino, parece-nos que não levou em consideração que a área teatral, historicamente, sempre promoveu e/ou liderou os movimentos artísticos; os movimentos político-culturais e os de cidadania, neste país.

Assim sendo, não vemos propósito aceitável que ampare a separação supracitada, justamente no momento em que Vossa Excelência trata de construir uma legislação que atenda aos anseios da classe artística e da sociedade e que ainda, faça as devidas correções no intuito de melhor poder estimular o desenvolvimento da Arte/Cultura em nosso estado.

Entendemos que o texto legal deve favorecer e respeitar as artes e os artistas- uma vez que são eles os quais – desde sempre – nos contam a História das Civilizações.

Sabemos que tal segmento é um dos mais importantes às execuções das ações sociais, tão caras a todos nós, no que diz respeito a tão desejada, pelo menos, minimização da indigência cultural na qual, lamentavelmente, estamos vivendo.

Contando com a devida atenção e o indispensável apoio de Vossa Excelência ao exposto, expressamos estima e consideração.

Respeitosamente

CHRISTO DIKOFF

Presidente do SATED/PR

E-mail: secretaria@satedpr.org.br

Fone: (41) 3014-8580 e 3022-4644

JOÃO LUIZ FIANI

Presidente do SEPED/PR

E-mail: joaofiani@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário