terça-feira, 9 de agosto de 2011

Marila Velloso: A dança dança como área autônoma das artes cênicas na composição do Conselho Estadual de Cultura do Paraná

Texto abaixo enviado para o e-mail proculturapr@seec.pr.gov.br como sugestão da proposta da Lei do Conselho Estadual de Cultura (Consec) que se encontra em processo de elaboração pela Secretaria de Estado da Cultura – SEEC. Qualquer pessoa residente no Paraná poderá enviar as sugestões até o dia 12 de Agosto de 2011 sobre a proposta da lei. O site da SEEC onde se encontra ao anteprojeto de lei é o seguinte: http://proculturapr.wordpress.com/proposta-conselho/.

A dança é uma área de conhecimento autônoma, com uma linguagem, vocabulário e meios de produção e existência próprios. Na esfera federal, desde 1977, tem espaços de representação específicos (SNT e Funarte) e em Curitiba, desde 2005, na Fundação Cultural de Curitiba. Sem contar a existência dos mais de 30 cursos de graduação espalhados pelo País, incluindo o curso de Dança da Faculdade de Artes do Paraná - UNESPAR - o 2o mais antigo do Brasil que completou 25 anos. E um Mestrado em Dança na UFBA além de inúmeros cursos de Pós-Graduação "Lato Sensu". No Paraná, corpos estáveis de dança foram criados há mais de 50 anos e foram mantidos por governos anteriores mostrando que esta Área tem historicamente no Paraná importância na construção da imagem do Estado em nível federal, estadual e municipal.

Na esfera política e econômica, suas organizações conquistaram espaços também específicos: Colegiado Setorial de Dança, um assento próprio no Conselho Nacional de Política Cultural, dois assentos no Comitê de Circo, Dança e Teatro do Fundo Nacional de Cultura, Assembléias e Pré-Conferências Setoriais, um Plano Nacional de Dança publicado em maio de 2011, um Fundo específico, editais e representantes específicos em distintos espaços de gestão pública e privada.

Essas conquistas não aconteceram de uma hora para a outra nem tampouco foram definidas e decididas por profissionais de outras áreas. Foi no embate dos profissionais da DANÇA (artistas, professores, pesquisadores, alunos e estudantes etc) a partir de suas demandas específicas, pelo modus operandi próprio desta categoria que estes espaços foram ocupados.

O Paraná, após as reivindicações em audiências e documentos que contaram com a assinatura de 95 artistas paranaenses - de várias cidades e não apenas da capital - vai ser contemplado com um assento específico da Dança tanto no Conselho Estadual de Cultura quanto no Programa de Fomento e Incentivo à Cultura em razão de uma demanda legítima e legitimada por paranaenses e por uma mobilização e entendimento também nacional sobre a autonomia da área que permeia distintas camadas: artística, produtiva, política, educacional, econômica. O movimento e organização da dança paranaense tem também contribuído sobremaneira para discussões e reflexões aprofundadas sobre a Cultura e as políticas publicas para a Cultura no Estado do Paraná.

Ainda, na questão das especificidades da Dança, nada mais natural que a reverberação de movimentos locais e nacionais desta área ressoe também em nosso estado e contribua efetivamente para a consolidação desta como campo de conhecimento e como construtora de um ambiente artístico e cultural mais equânime.

Marila Velloso
- co-criadora do Fórum de Dança de Curitiba, artista, pesquisadora e produtora na área. Professora do curso de Dança da FAP. Atua no Movimento Pró-Conselho de Cultura do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário