terça-feira, 3 de setembro de 2013

DEVOLUTIVA Reunião do Conselho Municipal de Cultura de Curitiba do dia 26/08/2013 – Por Ana Ferreira

Para a Conferencia estadual haverá 10 vagas extras no ônibus (para além dos delegados), mas sem custear estadia e alimentação. Interessados em participar como observadores podem se inscrever. 

Elton avisou a todos sobre a pré-conferencia que estamos organizando. 

Conferência extraordinária:

O escopo é de um programa de ações de políticas culturais. Este plano de ações se torna base para o plano municipal - com base nestas resoluções, o conselho faz o plano municipal de cultura. O que foi aprovado na última conferência permanece como eixos orientadores da política.

Perguntei se há como revogar o que foi decidido na última conferência (pra saber se tem como o povo que é a favor do mecenato ir organizado). Cordiolli falou que a rigor pode sim revogar o que foi decidido, mas a ideia é evoluir.
Uma proposta é que haja teses levadas pra lá e que seja debatido isso lá.
Minha proposta de eleição dos conselheiros nesta conferência extraordinária: pode ser encaminhado pra câmara pq exige alteração de lei (exige uma emenda agora, porque o sistema, que prevê isto, ainda não existe oficialmente aqui), mas não se sabe se eles vão aprovar a tempo.
Elton esclarece que a ideia inicial era eleger o próximo conselho já depois de aprovado o sistema municipal. Não que não se possa mudar isso...

Ressaltou que o mais importante é o processo que se da através de fóruns, seminários, observatórios e a conferencia é só onde culmina este processo.

Cristiane reclamou do resultado do mecenato que não saiu e falou que precisa ter um grupo de trabalho que revise estes processos de avaliação pra que eles nunca passem da data. Cordiolli disse que já tem uma comissão que em 60 dias vai fazer todo um regramento para todo o funcionamento dos editais, para que não se tenha mais estes problemas de datas e outros que existem (sai esta notícia no site da fcc amanhã). 

Zé Geraldo sugere que, devido ao tempo, a sessão seja suspensa e retomada na próxima terça.
Um senhor de uma das regionais (não peguei o nome dele) faz um pedido de ações a curto prazo para trabalhos que até então são voluntários (ações anteriores a implantação do sistema): Cordiolli responde que estão trabalhando para recursos do fundo que sejam mais flexíveis atendendo aos micro-projetos, pois por enquanto só existem editais voltados ao projetos maiores e que, por isso, demandam mais burocracia e tempo. 

Foi formada uma comissão pra sistematizar propostas pra conferência extraordinária pra próxima reunião: Eu, Elton, Zé e este senhor. A reunião da comissão sistematizadora ficou pra quinta.

Após conferir calendário, ficou pra quarta que vem a continuação da reunião de hoje. 

--
Ana Ferreira

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário