quarta-feira, 12 de junho de 2013

Conselho convoca a 4ª Conferência Municipal de Cultura

Fonte: site da FCC

2597 (1)

Conselho Municipal de Cultura de Curitiba também escolheu seu vice-presidente e secretário executivo

Em sua primeira reunião após a posse, em maio deste ano, o Conselho Municipal de Cultura de Curitiba fez a convocação para a 4ª Conferência Municipal de Cultura que acontecerá no Portão Cultural nos dias 26, 27 e 28 de julho. No encontro realizado na terça-feira (11), na Casa Hoffmann, também foi definida a composição da nova diretoria e os membros da comissão organizadora da Conferência Municipal.
A reunião começou com a eleição do vice-presidente e do secretário executivo para os próximos dois anos. Em acordo com a proposta do presidente da Fundação Cultural de Curitiba – que por lei também preside o Conselho -, Marcos Cordiolli, os conselheiros aceitaram que o cargo de vice-presidente tivesse como candidatos apenas membros da sociedade civil. Pelo regimento o poder público poderia apresentar um candidato ao cargo, porém abriu mão.
“Para nós, a paridade entre o poder público e a sociedade civil é fundamental para que o Conselho Municipal de Cultura cumpra com sucesso seu objetivo de ser um órgão fiscalizador e ajude a fomentar a cultura na cidade", disse Cordiolli. A votação realizada pelos membros titulares do Conselho elegeu Cristiane Santos de Lemos como a nova Vice-Presidente da entidade. Por meio de consenso entre os integrantes do grupo, Maricléia de Freitas Kamaroski foi escolhida para ser a Secretária Executiva.

Reuniões preparatórias e inscrições
Também ficou definida a comissão organizadora da 4ª Conferência Municipal de Cultura que terá como representantes da FCC Elton Luiz Barz (Presidente), Crizanto A. Westphalen Mendes, Heliomar Jerry Dutra de Freitas e Maricléia de F. Kamaroski e como representantes da sociedade civil Vanderlei Serafin Antunes (Vice-Presidente / Classe Artística – Artes Cênicas), Romana Alexandra C. D. Alexandre (Folclore, Artesanato, Cultura Popular e Demais Manifestações Culturais Tradicionais), Rafael Rodrigues de Oliveira (Regional Santa Felicidade) e Cristiane Santos de Lemos (Audiovisual).

As inscrições para a 4ª Conferência Municipal de Cultura poderão ser realizadas a partir do dia 26 de junho, antes disso acontecerão cinco reuniões preparatórias (ver calendário) para explicar a dinâmica e iniciar o debate dos eixos temáticos.
O tema central para este ano é "Uma Política de Estado para A Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura". Os quatro eixos que serão debatidos são: Implantação do Sistema Nacional, Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; Cultura e Desenvolvimento. A Conferência também deverá preparar as demandas e discussões, bem como escolher os representantes a serem levados para as conferências macrorregional (nos dias 31 de agosto e 1º de setembro no Canal da Música em Curitiba), estadual (28 e 29 de setembro em Guarapuava) e, por fim, a 3ª Conferência Nacional de Cultura, que ocorre em Brasília de 26 a 29 de novembro.

Calendário das Reuniões Preparatórias para a 4ª Conferência Municipal de Cultura

  • 13.06 – 19h30- Regional Boa Vista/Santa Felicidade
    Teatro Cleon Jacques – CCC
  • 17.06 - 19h00- Classe Artística
    Centro de Convivência – Sede FCC/Moinho
  • 20.06 – 19h30 – Regional Boqueirão/Bairro Novo
    Centro da Juventude Eucaliptos
  • 25-06 – 19h30 – Regional Cajuru/Matriz
    Teatro Paiol
  • 04.07 – 19h30 -Regional Fazendinha/Pinheirinho/CIC
    Auditório Antonio Carlos Kraide – Portão Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário