quarta-feira, 3 de julho de 2013

DANÇA COMO ÁREA AUTÔNOMA DAS ARTES CÊNICAS NA COMPOSIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DO PARANÁ

A dança é uma área de conhecimento autônoma, com linguagem, vocabulário e meios de produção e existência próprios. Na esfera federal, desde 1977, tem espaços de representação específicos (SNT e Funarte) e em Curitiba, desde 2005, na Fundação Cultural de Curitiba. Sem contar a existência dos mais de 33 cursos de graduação espalhados pelo País, incluindo o curso de Dança da Faculdade de Artes do Paraná - UNESPAR - o 2o mais antigo do Brasil com quase 30 anos. E um Mestrado em Dança na UFBA além de cursos de Pós-Graduação "Lato Sensu".

Na esfera política e econômica, suas organizações conquistaram espaços também específicos: Colegiado Setorial de Dança, um assento próprio no Conselho Nacional de Política Cultural, dois assentos no Comitê de Circo, Dança e Teatro do Fundo Nacional de Cultura (2010-2011), Assembléias e Pré-Conferências Setoriais, um Plano Nacional de Dança publicado em maio de 2011, um Fundo específico no PROCULTURA, editais e representantes específicos em distintos espaços de gestão pública e privada.

Essas conquistas não aconteceram de uma hora para a outra nem tampouco foram definidas e decididas por outras áreas. Foi no embate dos profissionais da DANÇA (artistas, professores, pesquisadores, alunos e estudantes etc) a partir de suas demandas específicas, pelo modus operandi próprio desta categoria que estes espaços foram ocupados.

O Paraná, após as reivindicações em audiências e documentos que contaram com a assinatura de 95 artistas paranaenses e de uma centena de emails - de várias cidades e não apenas da capital - foi contemplado com um assento específico da Dança tanto no Conselho Estadual de Cultura/CONSEC quanto no Programa de Fomento e Incentivo à Cultura/PROFICE em razão de uma demanda legítima e legitimada por paranaenses e por uma mobilização e entendimento também nacional sobre a autonomia da área que permeia distintas camadas: artística, produtiva, política, educacional, econômica. Tendo essa mobilização tomado a iniciativa e pleiteado junto a outros profissionais, os assentos de Circo, Teatro e Ópera do CONSEC.

Ainda, na questão das especificidades da Dança, nada mais natural que a reverberação de movimentos locais e nacionais desta área ressoe também em nosso município de Curitiba e contribua efetivamente para a consolidação desta como campo de conhecimento e como construtora de um ambiente artístico e cultural mais equânime com a criação de um espaço de representatividade próprio no Conselho Municipal de Cultura de Curitiba.

Fórum de Dança de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário