sexta-feira, 30 de novembro de 2012

RESULTADO DA ELEIÇÃO DO SATED-PR / 2012-2016

O Presidente do SATED/PR vem pelo presente informar que no dia 12 de novembro de 2012, às 17h 30 min, realizou-se a ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, na sede do Sindicato, na Rua Treze de Maio, n.º 644, tendo como ORDEM DO DIA: Eleições deste SATED/PR para Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Delegados Representantes junto a Federação para os anos de 2012 a dezembro/2016.

Como houve apenas a inscrição de uma chapa, denominada DIGNIDADE PROFISSIONAL, a mesma foi aclamada nesta Assembléia, conforme AVISO DE ELEIÇÕES SINDICAIS, publicado em 05/09/2012; EDITAL DE CONVOCAÇÃO, publicado em 06 a 09/09/2012 e CONVOCATÓRIA PARA AS ELEIÇÕES publicada em 08/11/2012, no Jornal METRÓPOLE.

A composição da Diretoria do SATED/PR, para o quadriênio 2012 a 2016, é integrada pelos seguintes membros:

  • PRESIDENTE: - CHRISTO DIKOFF
  • VICE-PRESIDENTE: - ELIANE IANKILEVICH BERGER
  • 1º SECRETÁRIO: - MAGNO AUGUSTO MIKOSZ
  • 2º SECRETÁRIO: JANE FRANCO D’ AVILA
  • 1º TESOUREIRO: - SHIRLEY TEREZINHA DA CONCEIÇÃO
  • 2º TESOUREIRO: - ANNUNCIADA LUCIA DE LIMA OSWALD

CONSELHO FISCAL – EFETIVOS

  • IVANISE MEDEIROS DE ALBUQUERQUE GARCIA
  • JESUÍNA APARECIDA COSTA
  • LUIZ AFONSO BURIGO

CONSELHO FISCAL - SUPLENTES

  • ANNE SHIRLEY AMÉLIA BRASIL DE ARAÚJO
  • JOSÉ WANDERLEY LOPES
  • ROSEMARI MAGDALENA BRACK

DELEGADOS REPRESENTANTES JUNTO À FTDCA/PR - EFETIVOS

  • JANE FRANCO D’ AVILA
  • VANDERLEI SERAFIN ANTUNES
DELEGADOS REPRESENTANTES JUNTO À FTDCA/PR - SUPLENTES
  • CHRISTO DIKOFF
  • MAGNO AUGUSTO MIKOSZ

O Presidente do SATED/PR agradece o apoio de seus associados.

Atenciosamente

CHRISTO DIKOFF

Presidente SATED/PR

BRASIL / POLITICA CULTURAL: Promulgada a emenda que cria o Sistema Nacional de Cultura

Em sessão solene do Congresso Nacional presidida pelo senador José Sarney, nesta quinta-feira (29), as Mesas das duas Casas legislativas promulgaram a E

menda Constitucional 71/2012, que introduz artigo na Constituição Federal para dispor sobre o Sistema Nacional de Cultura (SNC). O texto diz que o sistema será organizado em regime de cola
boração, de forma descentralizada e participativa entre a União, Estados, Distrito Federal, Municípios e sociedade.
Leia a matéria completa no site do Senado Federalhttp://migre.me/c8oUu
Íntegra da proposta que originou a Emenda
http://migre.me/c8pD4
Veja o blogue do SNC no site do MinC
http://migre.me/c8pIM


Julio Cezar Soares

CURITIBA / FESTIVAL DE CULTURA NUESTRA AMÉRICA: Debate Ações pela Integração Cultural do Mercosul no Memorial de Curitiba

E no domingo, dia 02 tem o debate Ações pela Integração Cultural do Mercosul, que contará com a presença da Marila Veloos, do Paulino Viapiana, do Érico Massoli, entre outros (infos abaixo).

Será no Memorial a partir das 10h.

Se puderem comparecer e repassar o convite, agradeço.

Abraços,

Michele Torinelli, integrante do soylocoporti.

Web

Neste domingo, o Memorial de Curitiba contará com nomes experientes em debate sobre integração cultural nos países do Mercosul

A diversidade cultural e o potencial de circulação de bens simbólicos têm ganhado cada vez mais destaque no âmbito do Mercosul. Os países que integram o bloco têm avançado na busca de novos pontos de convergência que viabilizem a integração cultural regional, como os esforços para a criação do Fundo Cultural do Mercosul e as discussões sobre a livre circulação de produtos culturais entre esses países, de modo a fomentar a integração da região também pelo viés cultural.

Acreditamos que o Paraná, por ser um estado localizado estrategicamente na Tríplice Fronteira, tem papel relevante nesse cenário. Em confluência com a proposta de integração cultural do continente trazida pelo Festival de Cultura Nuestra América, faz-se fundamental estreitar os laços, prioritariamente, com os países vizinhos, ampliando o escopo de atuação do Mercosul.

Portanto, convidamos todo(a)s a participarem do debate: Ações para Integração Cultural do Mercosul, que será realizado como abertura do Lançamento do Festival de Cultura Nuestra América!

O cortejo La Badunza percorrerá o Largo da Ordem a partir das 09h30 e nos conduzirá ao Memorial de Curitiba,para o evento. Junto ao debate, ocorrerão intervenções artísticas ao vivo entre Ariel Muñoz (Buenos Aires) e Thiago Galileo (Curitiba) – que terá espaço também para suas pinturas. Quem for ao Memorial ao longo do dia também poderá conferir a mostra visual de fotografia de Giovani Santoro.

Serviço:

Memorial de Curitiba – 02 de dezembro – 10h00m

Mediador:

Érico Massoli (Coletivo Soylocoporti)

Participantes:

  • Ulisses Galeto (Produtor Cultural)
  • Paulino Viapiana (Secretário de Cultura do Estado)
  • Marco Cordiolli (Agência Nacional de Cinema)
  • Marila Velloso (Rede Sulamericana de Dança)
  • Dimas Floriani (professor da Universidade Federal do Paraná e coordenador acadêmico da Casa Latinoamericana)

INICIATIVA:

 
assinatura-mi
"Menor que meu sonho não posso ser"
Lindolf Bell

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Reunião do Conselho Estadual de Cultura do Paraná – CONSEC. Nesta sexta e sábado (30/11 e 01/12/2012)

Reunião dos membros do Conselho Estadual de Cultura (CONSEC)

DATAS:
• dia 30/11 das 9h às 17:30
• dia 01/12 das 9h às 17:30

LOCAL: Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999. Curitiba).

Nesta sexta e sábado, haverá a reunião do Conselho Estadual de Cultura (CONSEC) no Museu Oscar Niemeyer em Curititba. Na pauta está a discussão de projetos a serem realizados entre a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e as cidades paranaenses, além do debate sobre o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) 2013. Também será discutida a criação dos Sistemas Municipais de Cultura e a criação do escritório Criativa Birô no Paraná. A reunião é aberta para qualquer cidadão brasileiro.

CONSEC
A criação do Conselho é a segunda etapa de um trabalho iniciado com a implantação do PROFICE lei nº 17.043/11 (em fase de regulamentação) e que será completado com a elaboração do Plano Estadual da Cultura. Essas estruturas são fundamentais para que o Paraná tenha as condições mínimas necessárias para integrar o Sistema Nacional de Cultura. A escolha dos conselheiros ocorreu em 2012, por meio de eleições realizadas em todo o Estado.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

CURITIBA / Gazeta / Política pública de cultura: o debate continua

Amigos, acho super importante a participação de todos neste debate da Gazeta sobre políticas culturais em Curitiba. Já viram? Seguem as perguntas e emails. Acho que quanto mais pessoas responderem melhor.Abraços. Manoel José de Souza Neto

Política pública de cultura: o debate continua

Continuo aqui com o debate sobre a política pública de cultura(principalmente de Curitiba, mas não só), que levantei com o artigo dasemana passada. Algumas pessoas ligadas à área estão dando suasopiniões sobre perguntas básicas que fiz. São quatro as questões queeu propus:

  1. Curitiba tem política cultural? Qual é? O que falta?
  2. A Lei de Incentivo substituiu a política pública de cultura?
  3. A falta de dinheiro também suprime a criatividade (esta questão serefere mais à gestão da cultura do que ao fazer artístico)? Comosuperar?
  4. Qual é a ação mais urgente que se precisa fazer na FundaçãoCultural de Curitiba (FCC)?

Até aqui já opinaram Fabiano Ferronato (engenheiro, pesquisador emúsico), Mara Fontoura (musicista, sócia proprietária da Gramafone ecoordenadora secretária do Fórum Musipar), Getúlio Guerra (produtorcultural, responsável pelo programa de rádio e o Festival Pras Bandas,que se transformou em uma Ong), Thiago Moreira (produtor e gestorcultural), André Alves Wlodarczyk (advogado especializado em direitosautorais e leis de incentivo) e Mauro Tietz, que é o responsáveltécnico pelo Programa Curitiba Lê, mas que aqui responde como cidadãoe não como representante da FCC, conforme pediu que deixasse claro.

Todas as opiniões estão publicadas na íntegra no Blog Sobretudo(www.gazetadopovo.com.br/blog/sobretudo).

E, é claro, lembro que aparticipação é livre e o espaço está aberto a quem quiser opinar (é sómandar no e-mail: luizs@gazetadopovo.com.br).

Observação: Texto acima recebido via e-mail pelo Manoel José de Souza Neto.