sexta-feira, 24 de abril de 2009

Dia Internacional da Dança



PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA




29 de abril é o Dia Internacional da Dança, criado pela UNESCO, em 1982. Dia para refletirmos nacionalmente sobre os espaços que essa área tem ocupado e sobre aqueles ainda inexistentes e necessários para o seu desenvolvimento. Espaços que são do campo do político, do econômico, do físico, do humano, da continuidade, e entre tantos outros, das mobilizações.






Vamos articular uma ação conjunta por todo Brasil, em espaços públicos, às 18h, do dia 29/04, em que cada grupo ou artista pode propor um debate, uma dança, ou uma dinâmica. Propomos também um debate virtual, às 15h do dia 29/04, para uma discussão nacional sobre a representatividade e as políticas públicas para a dança, nas instâncias municipal, estadual e federal (ver abaixo, as recomendações para participar da Aula Vox).





Convidamos artistas, professores, estudantes, pesquisadores, ativistas, militantes, trabalhadores da dança para uma ação conjunta nacional que sinalize e potencialize os esforços nossos de cada dia e que reflita sobre esses espaços, a partir da realidade local de cada cidade e estado.





Convidamos ainda à todos que estiverem interessados em registrar suas ações, a postar seus vídeos em sites da internet e nos enviar os endereços, para que possamos postar os endereços em nosso blog. (Enviar, nome do grupo, cidade e estado e endereço para contato)





* O Fórum é a reunião de grupos, coletivos e artistas, que se encontram para refletir sobre a produção da Dança atual. Nasceu de inquietações de pesquisadores interessados em relacionar conhecimentos gerados dentro da área, com o ambiente da cidade. Em sua articulação com Curitiba envolve parceiros como o corpo docente e discente da Faculdade de Artes do Paraná, a Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento e a Coordenação de Dança da Fundação Cultural de Curitiba. Realiza desde 2005, ano de sua fundação, inúmeros encontros. Seus debates e reflexões estão registrados em anais produzidos em co-parceria com a Fundação Araucária.
Programação em Curitiba para o Dia 29 de abril/2009**





= 00h01 - Abertura do evento (Local: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento, R. Claudino dos Santos, 58). Dinâmica coletiva para discutir sobre os espaços da dança, com a participação de grupos, companhias, artistas, estudantes e do público em geral. (INFO: 88472697 / 84188479)





= 10h – Debate: “Politicas públicas para a Dança: do Paraná a articulações possíveis com outras instâncias” (Local: Auditório da Faculdade de Artes do Paraná – R. dos Funcionários, 1357). Convidados: Glauber Piva, sociólogo e ex-Secretário de Cultura da cidade de Votorantim/SP; e um representante do Centro Cultural Teatro Guaíra.





= 15h - Aula Vox, online, para discutir nacionalmente sobre representatividade na dança e sobre políticas públicas para a área, nas instâncias municipal, estadual e federal – endereço para efetuar seu cadastro e participar :







= 18h - apresentação de grupos e/ou outras dinâmicas em locais públicos por todo Brasil. Em Curitiba a ação será na R. XV de Novembro, na Boca Maldita, com debates sobre atuação, posicionamento e mobilização.





= 20 h - DebatePapo Sesc (Local: Sesc Água Verde – Av. República Argentina, 944). O evento acontece desde 2008, e envolve reflexões sobre temas relacionados à dança. No dia 29, haverá a apresentação da peça “Cuidado, Frágil!”, de Juliana Adur, seguida de posterior debate com a artista Gladis Tridapalli. A iniciativa é uma forma de aproximar o público da dança contemporânea.





** Todo o evento tem entrada gratuita.

Mais informações: http://forumdedancadecuritiba.blogspot.com/
forumdedancadecuritiba@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário