quinta-feira, 9 de abril de 2009

2008: ações e posicionamentos



Em 2008, o Fórum de dança de curitiba tem se reunido quinzenalmente, aos sábados, em espaços públicos no Largo da Ordem, como o bar Sal Grosso. A escolha para o ano, foi o estudo de textos e temas que envolvem a reflexão sobre a Arte, a área da dança, e a implementação de políticas públicas, entre outros que circulam no ambiente que nos rodeia. E que se relacionam com nossa meta de refletir e atuar por modelos e formatos que considerem a co-existência e condições para a produção de diferentes linguagens, por um projeto com finalidade coletiva, num "sentido" que produza sentido e problematize essa idéia que demanda um abrir mão de pressupostos centrados em si mesmos ou em projetos particulares.




Acompanhando a produção e questões da cidade de Curitiba nos posicionamos frente a Órgãos de Classe, instituições públicas de cultura municipais, estaduais e federais dando continuidade a uma militância contínua e reflexiva e que tem aberto espaços e instituído representantes em conselhos de cultura, à exemplo do municipal. Participamos como convidados, do estudo de implementação do Plano Nacional de Cultura.




Nossa existência que data de uma co-criação estabelecida em 2005 conta ainda com anos anteriores de experiência e trabalho na atuação política da área da dança por meio de seus co-criadores.




Hoje, o Fórum de Dança de Curitiba, é composto por um conselho e por participantes-simpatizantes de suas prerrogativas e atuação. Não se institucionaliza formalmente porque acredita que uma das frentes a serem angariadas é o respeito pelo tempo, pela experiência e pelas distintas condições de trabalho dos que atuam e se formam ao longo da vida no exercício da dança e pela dança. E dos que pretendem atuar a curto, médio e longo prazo. Independente de serem amadores ou profissionais.




O foco se direciona para o fortalecimento da área da dança, o que exige uma seriedade no trato das questões e um compromisso que se comprova e se estabelece no tempo e na dedicação para a expansão da área.




por Marila Velloso






Conselho do Fórum: Marila Velloso, Gladis Tridapalli, Clayton Leme, Loana Campos, Leonardo Taques, Rosemeri Rocha, Nayara Araújo, Bruna Spoladore, Emerson Camargo, Peter Abudi, Silvia Nogueira.




Para nos contactar:





Nenhum comentário:

Postar um comentário