terça-feira, 10 de junho de 2014

À comunidade Acadêmica do Campus II da UNESPAR: Sobre o processo eleitoral 2014 do Centro de Artes (10 de Junho) – por Marila Velloso

Curitiba, 1a Semana de junho/2014.

À Comunidade Acadêmica do atual Campus II da UNESPAR: “Faculdade de Artes do Paraná”

Prezados Colegas:

As Artes, no atual contexto de mudanças institucionais são um tema precioso para o debate sobre representatividade e para o processo eleitoral para a Direção do Centro de Artes, deste Campus.

Em um momento no qual as Artes se difundem entre distintos fazeres da Área da Cultura, nas diferentes esferas do Estado - ao mesmo tempo em que necessita ser legitimada na estrutura que, ainda está em processo de configuração, aqui na UNESPAR -, é fundamental territorializar e reforçar a existência e a importância, deste Centro de Artes,  e considerar um perfil de representatividade para sua Direção.

Devendo-se considerar, os movimentos já realizados na tentativa de efetivação de mais um e (ou) dois centros para as Artes - na estrutura recente da UNESPAR - que parece necessitar de uma compreensão ampliada e clara sobre as Artes e sobre o modus operandi de cada linguagem artística. Somos vários, somos próximos e também somos diversos em especificidades, porém passaremos a conviver a partir de outro formato político-institucional, neste único Centro de Artes.

Ao longo dos últimos 14 anos, tenho participado ativamente de processos de consulta, de democratização e de elaboração de políticas culturais que durante vários anos envolveram a Dança e também as outras linguagens artísticas e a própria área da Cultura. Neste percurso, atuei ao lado de Denise Bandeira, durante os últimos cinco anos, pela criação do Conselho Estadual de Cultura, pela implantação dos Planos Setoriais das Artes Visuais, da Dança e de varias outras áreas e no processo de discussão e proposições para esta Universidade. Estive como membro do COU – o Conselho Universitário, da UNESPAR, nos últimos dois anos acompanhando ativamente este processo de mudança onde continuarei para o próximo biênio e estou como professora, nesta instituição, desde 1994.

Por essas experiências de convívio durante processos de participação, e por conhecer o perfil de atuação competente e aguçado para a leitura e posicionamento nestes processos político-institucionais, assim como propositivo, é que apoio a candidata Denise Bandeira para a Diretoria do Centro de Artes do Campus II, da UNESPAR.

Enfatizando a importância do atual momento dos debates, dos posicionamentos e do livre-arbítrio das escolhas.

Vote Denise Bandeira. Voto Denise Bandeira.

Att.,

Marila Velloso

Professora Doutora do Curso de Dança do Campus II – UNESPAR, artista da dança, paranaense representante da Área da Dança no Conselho Nacional de Política Cultural/MinC (2013-2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário