segunda-feira, 6 de maio de 2013

Devolutiva e questionamentos sobre a representatividade da dança no município de Curitiba - Por Yiuki Doi

Pessoal, uma devolutiva importante sobre a representatividade da dança no município.
Todo inicio do ano há um cadastramento de associações, sindicatos, empresas jurídicas que vão indicar 4 pessoas para a comissão do Fundo e do Mecenato no Município.

  • Comissão do Fundo: 1 Titular e 1 suplente representando as Artes Cênicas  (teatro, circo, opera e dança)
  • Comissão do Mecenato: 1 Titular e 1 suplente representando as Artes Cênicas  (teatro, circo, opera e dança)

Esse ano por causa da mudança da prefeitura, o tramite do cadastramento e da eleição está atrasada.
É necessário já pensarmos quem pode ser representante para esses cargos entre nós da dança.
Afinal, em breve deve sair o edital de cadastramento e logo em seguida para a eleição para as comissões, pois ano passado o prazo para o cadastramento das associações foi até o dia 05/04/2012 e o da indicação para a comissão foi 11/05/2012.
Esses assentos possui um papel importante. Inclusive podemos tocar nesse assunto na conversa com o presidente da FCC, Marcos Cordiolli, reivindicando um assento separado da Dança com o Teatro. Há tempos o fórum de dança de Curitiba vem solicitando assento separado na representatividade as artes cênicas no município. Creio que a atual mudança administrava da FCC é um bom momento para solicitar isso novamente.
Falando em assento separado, eu nem consegui acompanhar quem está no assento de artes cênicas no Conselho Municipal de Cultura 2012-2014. Apesar de ser um órgão engessado... É um lugar que precisamos reivindicar um assento independente (também uma funcionalidade eficiente do mesmo).
Quem quiser saber mais sobre o cadastramento e eleição da comissão, no site da FCC existem os editais antigos de 2012: http://www.fccdigital.com.br/leidoincentivo/textos.asp?id=51
Todos precisa estar atento nessas páginas, pois é a partir dela que indicaremos ALGUEM para a comissão do Fundo e do Mecenato.

Quanto à função, responsabilidade e poder da comissão eu não sei exatamente até onde elas vão. O pouco que conversei com a Emanuella Kallil, representante titular da comissão do fundo do ano passado, e a Gisele Onuki, representante suplente da comissão do mecenato do ano passado (http://forumdedancadecuritiba.blogspot.com.br/2012/05/informativo-01a-assembleia-geral.html); na pratica, parece-me que o pessoal da comissão não possui tanto poder, apenas funções operacionais, de voluntariado, de tocar em frente os editais que já foram lançadas. Quem possui pouco mais de articulações e poder pelo que entendi é o coordenador de dança do município. O representante da arte cênica do conselho municipal de cultura na pratica percebi que não tem tanto poder também, pois este fica vinculado às reuniões do conselho que não é nada efetivo e prático. Também nem houve participação dos mesmos nas questões orçamentárias do município quando eu fui membro do conselho municipal da cultura entre 2010-2012. As diretrizes das conferencias municipais de cultura também é um fiasco... Pois os mesmos não foram realizados de forma eficiente e participativa de todos - isso não deve "somente" responsabilidade da administração pública, muito se deve também da falta de participação dos artistas e da mobilização da classe.
Também precisamos entender que se buscamos um diálogo e mecanismos de participação das necessidades da classe que sejam mais efetivas e claras nos editais e programas culturais, isso significa que HAVERÁ MAIS ESPAÇOS DE REPRESENTATIVIDADES PARA A DANÇA. Como podemos organizar essas demandas?  Como isso pode acontecer de forma eficiente? Não podemos deixar vazios esses lugares, tampouco ter o mínimo de pensamento coletivo que busca resolver essas questões de políticas culturais da classe. Como isso pode ser efetivado?
Compartilho a dificuldade de ser artista como todos, e também sei que todos fazem o que pode para sua arte e a própria sustentabilidade. Então, gostaria de dizer que somente estou dividindo questionamentos meus e um pouco do quadro da política cultural do município que participei nos últimos anos junto com o Fórum de Dança de Curitiba.

Abraços e boa semana a todos.

Yiuki Doi

Nenhum comentário:

Postar um comentário