quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

RECURSOS DO FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA PARA 2011 - DANÇA

Protocolamos hoje, na Fundação Cultural de Curitiba, documento destinado aos membros da Comissão do Fundo Municipal de Cultura e aos Conselheiros Municipais de Cultura reivindicando aumento dos recursos para a dança em 2011. A diferença, de mais de 80% entre a dança e o teatro (menos para a dança), demonstra uma discrepância que só pode ser justificada pela falta de critérios e atualização dos referenciais que vem sendo utilizados até então para a distribuição de recursos entre as áreas artísticas.

REPARE: Teatro - R$ 1.506.000,00;
Dança - R$ 283.000,00.

Só dando com gato morto, não é mesmo?

NÃO DÁ PARA CONTINUAR ASSIM!

A DANÇA QUER EQUANIMIDADE NESTA DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS pois não dá para se perpetuar com um edital de produção para apenas dois, ou que sejam, quatro grupos (como parece que será lançado para 2011), a manutenção do edital de pesquisa da casa hoffmann sem os recursos para a curadoria (cursos, grupos de pesquisa, estagiarios de dança, entre varias outras atividades ARTICULADAS, que haviam), e mais nada....

Precisamos de recursos para circular, produzir em maior escala, para o fomento de intercâmbio, para publicações na área que contemplem o registro, memória, politicas publicas na área, criticas de dança, para a formação na área da dança, em para vários gêneros da dança, algo que o Forum de Dança de Curitiba insiste desde que passou a existir deste modo.

É A ÁREA DA DANÇA QUE DEVE SER FORTALECIDA E NÃO APENAS MEIA DÚZIA DE ARTISTAS OU UM OU DOIS GÊNEROS DE DANÇA!!

Este é o novo embate. Vamos demandar de nossos representantes da Comissão do Fundo Municipal (que se reunirá no dia 13/12) e também dos Conselheiros Municipais de Cultura mesmo que estes não venham mais a se reunir. É preciso irem conhecendo as demandas da dança que não são de poucos.

E REIVINDICAMOS DESDE JÁ O ASSENTO DA DANÇA NO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA, conforme recomenda a moção do Conselho Nacional de Políticas Culturais/MINC, de 06 de julho de 2010, que reconhece a DANÇA como área autônoma no campo do conhecimento.

marila

Nenhum comentário:

Postar um comentário